Cadico Minhocas faz minhocários com embalagens

Postado em 10 maio 2012 por Elisa Quartim

A Rede de Minhocários Cadico Minhocas é uma iniciativa empreendedora que dissemina e estimula o tratamento de resíduos orgânicos, utilizando um sistema de minhocário simples, feito a partir materiais reutilizáveis, como baldes encontrados no lixo e, portanto, é de baixo custo, sendo viável economicamente para qualquer público.

Com mais de 120 minhocários diretamente espalhados pelo Brasil (editado em Abril/2012), e certamente mais minhocários que foram feitos pelas próprias pessoas que se apropriaram da ideia, o Cadico Minhocas ganhou uma visibilidade considerável nesse primeiro ano de atuação, constatada pelo crescente número de visitas ao endereço eletrônico: www.cadicominhocas.blogspot.com e pelos três importantes prêmios que conquistou, colocando o Cadico Minhocas entre as 10 soluções práticas e fáceis para auxiliar na sustentabilidade global nas comunicações a respeito das comemorações do Dia da Terra 2012.

O objetivo da Rede de Minhocários Cadico Minhocas é disseminar as técnicas de tratamento de resíduos orgânicos de forma caseira em zonas urbanas, eliminando assim a proliferação de doenças que o descarte descuidado pode vir a gerar, ao contrário do que se possa pensar, o tratamente diminui a incidência de animais-vetores, como ratos e baratas, pois o processo não tem cheiro. Colabora também para que os aterros sanitários tenham seu volume de resíduos diminuidos e que eles emitam menos gases.

Hoje, o lixo de São Paulo contribui com 25% dos gases de efeito estufa responsáveis pelos efeitos climáticos diretamente relacionados com as fortes chuvas do verão e o longo período seco do inverno.

 

O Minhocário

Diferente dos minhocários comerciais, o minhocário é feito a partir de materiais reutilizados, que seriam considerados lixo por outras pessoas, mas que é a matéria prima da construção da estrutura capaz de dar fim correto ao resíduo orgânico e gerar húmus de minhoca como substrato na horta caseira.

Suas três camadas são herméticas, impedindo que as minhocas saiam dos recipientes. Sua tampa possui pequenos orifícios por onde o ar entra.

Nos dois recipientes de cima, o fundo é furado, permitindo que o resíduo líquido do processo de decomposição escoe para a camada inferior. Esses orifícios são maiores que os da tampa, permitindo o trânsito das minhocas entre as camadas.

O último recipiente é totalmente vedado, responsável pela coleta do resíduo líquido que será utilizado, posteriormente, como biofertilizante para suas plantas durante a rega. Todos os recipientes são unidos por meio dessa estrutura circular, que é removível.

Camada com resíduo líquido biofertilizante

Este resíduo líquido deve ser transferido para um outro recipiente, para que possa ser preparado o biofertilizante, que consiste na adição de 10 partes de água para 1 desse resíduo líquido. Retire a estrutura circular. Despeje em um outro recipiente (garrafa ou pote) para armezar e utilizar na rega.

 

Vantagens

 

Comércio justo

O minhocário é comercializado a partir de uma ideia de mercado justo, pois não visa gerar altos lucros com a venda, acompanha perenemente o consumidor no tratamento de seu resíduo, com dicas de manejo e suporte via e-mail. A estrutura do minhocário vem acompanhado de uma quantidade significativa de minhocas vermelhas da califórnia (mais indicadas para o processo, devido a sua velocidade de produção de húmus e de reprodução).

O valor consciente do minhocário é de R$ 50,00, acompanhado de minhocas vermelhas da califórnia (em torno de 10~15 em diferentes fases de crescimento – somente para entragas locais), manual de manejo online e suporte via e-mail.  Capacidade para cerca de 30 kg de resíduo orgânico (o Kit completo).

A entrega pode ser feita pessoalmente, na estação Tucuruvi do METRÔ, ou em Guarulhos, ou ainda enviado via PAC (com os encargos por conta do comprador).

O preço pode ser negociado por consumidores que não possuirem condições financeiras suficientes, sendo possível o comércio de trocas por outros talentos.

Maiores informações: cadicominhocas [arroba] gmail [ponto] com

http://cadicominhocas.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também