Na categoria | Design de Embalagem

Tags |

Livro – Design de Embalagem: 100 fundamentos de projeto e aplicação

Postado em 09 março 2012 por Elisa Quartim

Design de Embalagem: 100 fundamentos de projeto e aplicação;

de Sarah Roncarelli e Candace Ellicott

 

 

O livro DESIGN DE EMBALAGEM é um guia completo, porém introdutório onde reúne os desafios do design com desenvoltura, criatividade e praticidade. É um ótimo livro para quem quer começar a entender o design de embalagens.

São duzentas páginas de projetos inspiradores de design para embalagens do mundo todo, proporcionando uma visão prática do trabalho de designers. Ele tem uma grande variedade de exemplos úteis para cada estágio do processo de design, incluindo o briefing criativo, o desenvolvimento do conceito, o processo do design, impressão, apresentação e marketing.

Uma seção do livro é dedicada a exemplos de design sustentável nas embalagens onde fala das práticas, e impressão sustentáveis, de embalagens multiuso e sobre alguns materiais utilizados. Transmite informações práticas ilustrado com exemplos que acompanham cada conceito abordado.

Segundo o livro, um design de embalagem eficiente equilibra considerações estéticas tais como forma, cor, materiais, tipografia, imagens e técnicas de impressão com requisitos práticos como a apresentação na prateleira, branding e marketing.

Esse é um daqueles livros que é bom deixar sempre a mão para aqueles momentos de falta de inspiração.

 

Sobre as autoras:

Candace Ellicott e Sarah Roncarelli são diretoras da Fifty Strategy & Creative, uma empresa de design especializada em design de marcas e em marketing. Candace e Sara criam logotipos, identidades de marcas e aplicações para todas as mídias, incluindo transmissão e distribuição de informações, peças impressas e internet para produtos e serviços de vários setores de mercado. São profissionais criativas, experientes e eternas pesquisadoras dos grandes pensadores da criação e das estratégias, independentemente do meio em que atuem.

 

Estrutura do livro

INTRODUÇÃO
O DESAFIO DO DESIGN

1. Obtenha o briefing correto
2. Design para o cliente, não para si próprio
3. Organizando uma linha de produtos
4. Design para marca própria
5. Design para expor
6. Relevância do design da embalagem

CONSIDERAÇÕES SOBRE DESIGN: MATERIAIS
7. Pesquisar as opções
8. Design de vidros e garrafas
9. Papel cartão
10. Metal
11. Plástico
12. Embrulhos
13. Materiais inovadores

CONSIDERAÇÕES SOBRE DESIGN: FORMAS
14. Marcas que incluem a forma
15. Forma define função, Função define forma
16. Design de sacolas
17. Embalagens moldadas
18. Linha de limite gráfico
19. Dobras especiais
20. Janelas reveladoras
21. Inovação

CONSIDERAÇÕES SOBRE DESIGN:RÓTULOS
22. Design de rótulos
23. Formato
24. Aberturas e dobras em rótulos
CONSIDERAÇÕES SOBRE DESIGN:IMPRESSÃO
25. Litografia com quatro cores
26. Litografia com três ou menos cores
27. Flexografia
28. Gravação a laser
29. Serigrafia
30. Técnicas especiais: tintas e vernizes
31. Técnicas especiais: estampagem metálica

CONSIDERAÇÕES SOBRE MARCA E MERCADO
32. Embalagem como ferramenta de vendas
33. Dados demográficos
34. Dados psicográficos
35. Design com padrão de marca
36. Embalagens para mastígio
37. O que há num nome?
38. Embalagens mascotes
39. Banho, beleza e saúde
40. Tecnologia
41. Doces e confeitos
42. Vinhos e licores
43. Bebidas
44. Livros e mídias
45. Moda
46. Alimentos
47. Casa e jardim
48. Produtos para crianças
49. Material de escritório e de arte
50. Produtos para animais de estimação
51. Artigos para adultos

DESIGN SUSTENTÁVEL
52. Práticas sustentáveis
53. Impressão sutentável
54. Opções de plástico
55. Opções de papel
56. Embalagens multiuso
57. Embalagens biodegradáveis e recicláveis

PROCESSO DE DESIGN
58. Criar uma ligação emocional
59. Contar uma história
60. Defi nir o tom correto
61. Design lúdico
62. Metáforas e parábolas
63. Humor e perspicácia
64. Informar
65. A arte do exagero
66. Imite com “Faux”
67. Buscando o equilíbrio
68. Explorar padrões
69. Linhas e regras
70. Pintura e desenho
71. Iconografi a e simbolismo
72. Xilogravuras e desenhos
73. Fotografia
74. Design retrô
75. Uso tático das cores
76. Ausência de cores
77. Exagero nas cores
78. Não esconda a base
79. Design minimalista
80. Usar todos os lados
81. Hierarquia e dominância
82. Noções básicas sobre letras
83. Fontes que dão humor e caráter
84. Letras artesanais
85. Letras como imagem
86. Adaptando de outras línguas
87. Código de barras e informações importantes
88. Impacto na prateleira
89. Proteção para o produto
90. Desembrulhando
91. Design de funcionalidade conveniente
92. Vários produtos por embalagem
93. Embalagens decorativas e colecionáveis
94. Gargalos, etiquetas e acessórios
95. Quebrando as regras

PESQUISA E REVISÃO
96. Testando e fazendo alterações
97. Medição do retorno do investimento
98. Antecipando a marca de amanhã
99. Pesquisa com o cliente
100. Celebrando uma marca de sucesso

CONTRIBUIÇÕES
SOBRE AS AUTORAS

 

Ficha técnica

Título: Design de Embalagem: 100 fundamentos de projeto e aplicação
Autor: Sarah Roncarelli e Candace Ellicott
Editora: Blucher
Formato: 208 páginas, 21,5 x 25,5 cm
ISBN: 9788521205647
Data de publicação: 2011
Edição: 1ª
ABNT: RONCARELLI, Sarah; ELLICOTT, Candace. Design de Embalagem: 100 fundamentos de projeto e aplicação. 1ª ed. São Paulo: Blucher, 2011. ISBN 9788521205647.

Compre aqui:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=9094&tipo=25&nitem=22462861

1 Comente este post

  1. Rafaela - Tudo em Foco Says:

    Muito interessante esse livro e, apesar de introdutório, como especificado no texto, aborda várias questões e pode ser útil para quem já tem certo conhecimento. Acho que, para quem gosta do assunto, é uma dica bastante válida e vale a pena dar uma olhada no livro.

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também