Inseticida Regent 800 WG com embalagem à base de etanol

Postado em 06 março 2012 por Elisa Quartim

A BASF anunciou o lançamento da primeira embalagem de um agrotóxico à base de etanol. Trata-se das embalagens do inseticida Regent 800 WG, um dos líderes de mercado no manejo e controle das principais pragas para cana-de-açúcar.

Diferente do processo convencional de fabricação do polietileno – que tem como matéria-prima o petróleo – a nova embalagem do inseticida Regent 800 WG será produzida a partir do processo de transformação do etanol produzido a partir de cana-de-açúcar.

Em sua tecnologia de fabricação, o etanol é transformado no hidrocarboneto conhecido como eteno e, posteriormente, em polietileno, resina termoplástica que serve de base para a fabricação da embalagem. Segundo estudos da Fundação Espaço ECO (FEE) este tipo de plástico retira até duas toneladas e meia de carbono da atmosfera para cada tonelada produzida.

Todo o polietileno utilizado é produzido pela Braskem. Em seguida, o material é enviado aos fornecedores da BASF que fabricam a embalagem a base de etanol, incluindo as tampas e frascos.

PE verde da Braskem pode ser reciclado e misturado com outras embalagens de PE que não são feitas com etanol, porém isso deve ficar muito claro no rótulo, ou as pessoas podem começar achar que é biodegradável e começar a enterrar perto das plantações.

Embalagem de agrotóxico está entre os resíduos perigosos que, segundo a Lei LEI Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, são “aqueles que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagenicidade, apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental, de acordo com lei, regulamento ou norma técnica” . essas embalagens devem ser tratadas de forma diferenciada e devidamente separada.

Agora, pensando no ciclo de vida completo do produto (não apenas a embalagem), será que a mudança minimiza o impacto do produto?

 

Fonte:

http://www.basf.com.br/default.asp?id=6998

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também