Econano, rótulo absorve CO2 na incineração

Postado em 16 fevereiro 2012 por Elisa Quartim

A japonesa Sato, fabricante de soluções para codificação e rotulagem de embalagens, anunciou o lançamento de uma nova tecnologia capaz de reduzir a liberação de gás carbônico na incineração de rótulos e etiquetas autoadesivas, a ECONANO ®.

Os rótulos têm em seus adesivos cápsulas de nanovesículas (NVC) que absorvem o CO2 emitido durante a incineração em aproximadamente 20%. Além disso, através da combinação de ECONANO tecnologia ® com NONSEPA SATO ® da série etiqueta sem liner, é possível conseguir uma redução aproximada de 50% das emissões de CO2 no momento da incineração.

A novidade foi desenvolvida em parceria com o professor Masahiko Abe, da Universidade de Ciências de Tóquio.

Segundo cálculos da Sato, a substituição de 1 milhão de rótulos tradicionais de 50 milímetros por 85 milímetros utilizados ao longo de um ano por rótulos Econano resulta numa redução de 224 quilos de CO2 emitido durante a incineração. O volume equivale à quantidade de CO2 liberada durante a fabricação, uso e incineração de quase 5 000 sacolas plásticas.

No Brasil, a incineração dos resíduos tem sido abolida em várias cidades pelo risco de contaminação do ar. Hoje esse risco é bem menor, mas ainda há.

A incineração com captação energética ainda não é uma realidade brasileira, mas existem várias empresas que estão fazendo proposta para a construção de usinas de incineração com captação de energia. Caso esse sistema seja implantado, esse rótulo parece ser uma forma de diminuir a emissão de CO2 na atmosfera, só não entendi se reduz a capacidade de produzir energia.

Fonte:

http://www.embalagemmarca.com.br/

http://www.sato.co.jp/

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também