Na categoria | Resíduos Sólidos

Enchentes X Embalagens e Resíduos Urbanos

Postado em 17 agosto 2011 por Elisa Quartim


Estamos em uma das épocas mais secas do ano e muitos devem ter estranhado o título deste post. Porém é exatamente nessa época que devemos nos prevenir das chuvas e enchentes que acontecem no verão. É nessa época, que o descaso com os resíduos não coletados vem à tona. O descaso da população e dos governos em dar um destino adequado ao nosso lixo acaba aparecendo na porta de nossas casas na época das chuvas intensas. Aquela embalagem, a bituca de cigarro, o panfleto da construtora, e muitos outros materiais duráveis, sobreviverão até o verão.

Os resíduos urbanos são compostos basicamente por embalagens, pilhas, lâmpadas, pneus, plásticos, metais, medicamentos, eletroeletrônicos, orgânicos (restos alimentares), produtos químicos, papéis, vidros e outros. O país gerou mais de 57 milhões toneladas de resíduos sólidos em 2009, crescimento de 7,7% em relação ao volume do ano anterior. As capitais e as cidades com mais de 500 mil habitantes foram responsáveis por quase 23 milhões de toneladas de RSU dia (Abrelpe, 2009). Boa parte desses resíduos é coletada pela prefeitura e enviada para aterros ou lixões, mas uma outra grande parte fica pelo caminho.
Um dos motivos é o descarte inadequado em sacos de plástico que rasgam facilmente. Muitos usam as sacolinhas dos supermercados que estão cada vez mais finas e frágeis. Outro tipo de descarte inadequado (e sujeito a multa) é a colocação do saco de lixo em horário inadequado longe do horário de coleta. Tenho visto também muitos “catadores autônomos” que abrem os sacos a procura de materiais de maior valor comercial deixando os outros materiais espalhados pela rua. Não é a realidade da maioria dos catadores, muitos sabem da sua importância do seu serviço na sociedade e fazem de forma correta.
Falta educação ambiental para todos os setores da sociedade. Muitas madames, colocam as fezes de seus cãezinhos em sacos plásticos e jogam no chão mesmo. Além de não contribuírem nada na limpeza ainda pioram a situação, tornando a fez impermeável, podendo para nas bocas de lobo.

Estamos na época certa em que as bocas de lobo devem ser limpas. Nesse período é que podemos ver o descaso da população pelos materiais encontrados, são embalagens, plásticos, papéis, sapatos, etc. Nosso sistema de vazão de águas é muito irregular e as galerias e nem sempre são limpos com a frequência devida. Por isso a responsabilidade de todos de evitar ao máximo o aumento desse problema.

 

Descarte clandestino de lixo

Outro grande problema é o descarte clandestino de lixo. Isso acontece geralmente onde a coleta da prefeitura é insuficiente. Terrenos sem uso acabam sendo usados como lixões, sem controle nenhum. Acabam gerando um aumento das áreas de risco, doenças e redução da qualidade de vida dos habitantes da região.

Em áreas de mananciais e dos afluentes de rios, perto do centros urbanos, também são alvos do descarte clandestino. Geralmente são habitações ilegais, onde o governo está proibido de fornecer uma estrutura básica, como coleta de lixo, e acabam jogando em locais que mais deveriam ser protegidos. Nesses locais há uma redução do O2 dissolvido, alteração dos padrões de potabilidade e destruição da fauna e flora ambiente séptico
Sem ter por onde escoar, a água fica represada pelo excesso de resíduo, causando enchentes.

Causas das enchentes

•    despejos sem tratamento: resíduos sólidos, esgoto sanitário e efluentes industriais;
•    redução da qualidade dos mananciais:
•    manejo inadequado, destruição da mata ciliar, depósito de lixo, despejo intermitente de esgoto;
•    baixa vazão.
•    falta de investimentos públicos em sistemas de tratamento;
•    ausência de políticas e programas nos quais, meio ambiente é prioridade;
•    educação ambiental dissociada da sustentabilidade ambiental;
•    ausência de uma política regional para resíduos sólidos;
•    fiscalização desaparelhada e ineficiente.

Devemos agora nos preparar e nos prevenir para que novas tragédias não aconteçam no verão. Fiscalizar nossas ruas e chamar a atenção quando for observado algum abuso.

A embalagem não anda sozinha e nem sai voando para aparecer na época das enchentes, alguém comprou o produto, consumiu e descartou de forma inadequada. Se o que mais chama a nossa atenção nessa época é o volume de embalagens boiando é porque de algum lugar ela veio.
Vamos cada um fazer a sua parte. O consumidor deve separar o lixo por seco e húmido, colocar para a coleta um pouco antes do horário e a prefeitura deve ter coleta separada para materiais recicláveis e não recicláveis. Falta um bom gerenciamento desses resíduos, porém não é mais admissível que no próximo verão vejamos cenas como temos visto nos últimos anos.

Vejam algum vídeos interessantes sobre o assunto:

Enxente X Lixo

FANTÁSTICO: Lixo provoca alagamentos nas ruas de São Paulo (07/02/10)

3 Comente este post

  1. vicente Says:

    http://www.prensapet.com.br pode ajudar.

  2. Mateus Mendonça Says:

    Parabéns Elisa!!

    Muito bom seu post!! Adorei os vídeos!

    Beijos
    Mateus

  3. Ecofluss Says:

    A Ecofluss desenvolveu um filtro para bueiros. Único e pioneiro, atendemos a todos os modelos.

    O objetivo do filtro é deixar que somente a ÁGUA vá para nossas tubulações – galerias pluviais – córregos – rios – evitando desta maneira a deterioração do meio-ambiente e evitando em 100% dos casos o entupimento e consequentemente enchentes e inundações.

    De fácil manutenção, qualquer pessoa a partir de AGORA, quando houver necessidade poderá limpar seu bueiro do condomínio, da rua ou da sua cidade, sem sujar as mãos e colocar sua vida em risco.

    Limpeza do refil em apenas 10 SEGUNDOS!!!

    Ecofluss – Pensando no Nosso Futuro

1 Trackbacks For This Post

  1. Enchentes X Embalagens e Resíduos Urbanos | Embalagem Sustentável | Consultvendas corrugated boxes fala:

    [...] Enchentes X Embalagens e Resíduos Urbanos | Embalagem Sustentável. Rate this: Share this:EmailFacebookRedditStumbleUponDiggTwitterPrintLinkedInLike this:LikeBe the first to like this post. This entry was posted in Newsletter, Notícias and tagged Embalagens, Reflexões by Consultvendas Caixas de Papelão Ondulado. Bookmark the permalink. [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também