Na categoria | Redução

Snob repensa seu ciclo de vida

Postado em 05 agosto 2011 por Elisa Quartim

A linha Snob chega às mãos das consumidoras focando três pontos chaves: qualidade, praticidade e sustentabilidade. Por ser um produto mais compacto (mais folhas por rolo), garante um menor descarte de subprodutos: menos filme plástico (embalagens primária e secundária) e menos papel cartão (tubete) nos aterros.
Snob Eco é um produto rastreado de ponta a ponta com certificação FSC (Forest Stewardship Council), o que garante que a matéria-prima (celulose) é extraída de fontes renováveis e proveniente de florestas responsáveis e manejadas. . A introdução do sistema de restreabilidade na empresa e a obtenção da certificação FSC cadeia de custódia para o Produto Snob Eco representaram uma grande evolução na empresa. Por ter mais folhas por rolo, a nova versão tem uma menor cubagem no transporte, emitindo menos CO2 na atmosfera, além de economizar combustível fóssil.
Para viabilizar o projeto foram feitos alguns ajustes em máquinas para que se convertesse 60 folhas em uma única embalagem, agregando 33% a mais de produto por rolo, sem afetar a qualidade do produto, e repassando a economia ao consumidor. A quantidade de filme plástico utilizado no novo pacote também diminuiu. Ao invés da consumidora comprar duas embalagens do Snob tradicional (cada uma com dois rolos de 120 folhas), ela compra uma embalagem com três rolos de Snob Eco e evita o descarte do tubete (o rolo de papelão localizado na parte interna do produto) a mais, além do descarte da embalagem que protege o produto.

O processo de repensar o ciclo de vida do Snob todo levou a uma economia de 21,19kg de tubetes e de 11,5kg de filme plástico por tonelada de produto produzido. Por otimizar o transporte foi reduzida em 105kg a emissão de CO2 equivalente, e obteve-se uma economia de 40,6 litros de combustível por tonelada de produto. Além disso, por reduzir a quantidade de tubetes descartados em aterros há ainda uma redução de 120 kg da emissão de CO2 equivalente.
O projeto teve o envolvimento direto de 11 pessoas, de vários departamentos da empresa (desenvolvimento de produto, fabricação e conversão de papel, meio ambiente, qualidade, supply-chain, departamentos fiscal, financeiro, TI, marketing, RH, comunicação interna, engenharia, manutenção e vendas) e de fornecedores. A mobilização pelo projeto causou um impacto muito positivo na empresa, atraindo o interesse de funcionários não diretamente envolvidos, agregando cada vez mais pessoas e o resultado vem gerando grande orgulho para a companhia.

SUSTENTABILIDADE NA MEDIDA


Foi desenvolvido um novo produto da Linha Especialista, com melhorias ambientais e sociais, que ao final recebeu o nome comercial de Toalha de Papel Snob Eco. Certificação FSC da toalha de papel, compactação do produto pelo fornecimento de mais folhas por rolo e otimização do transporte do produto foram as principais ações do Projeto, que mobilizou colaboradores de praticamente todos os departamentos da empresa.
Além da Certificação FSC, da origem da matéria-prima e da cadeia de custódia, os ganhos ambientais estimados para a projeção de venda anual da Toalha Snob Eco na rede Walmart Brasil são:
• redução no consumo de material celulósico (tubetes): 4,24 ton
• redução no consumo de adesivos: 1,06 ton
• redução no consumo de filme de polietileno (envoltório mais fardo): 2,30 ton
• redução de resíduo sólido pós-consumo para disposição final (já descontando a parcela que vai para reciclagem): 6,48ton
• redução no consumo de óleo diesel: 8.121 L
• redução da emissão de CO2 equivalente: 45,0 ton (46,6% pela otimização do uso da capacidade de carga e 53,4% pela redução de resíduo biodegradável (tubete) destinado a aterros e lixões

Fonte:

http://www.walmartsustentabilidade.com.br/sustentabilidade-pontaaponta-2011/

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também