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Whiskas repensa o seu ciclo de vida

Postado em 01 agosto 2011 por Elisa Quartim

WHISKAS® lata é um alimento completo e balanceado de consumo diário para gatos. O produto é líder de vendas no Brasil, com 60% de participação de mercado em valor e 35% em volume. A categoria de alimentos úmidos tem sido um dos focos estratégicos da empresa por seu crescimento expressivo e, por isto, a participação no Projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta foi focada na renovação da linha com inovações na receita, no tamanho da embalagem e na utilização de matérias-primas de origem conhecida. O novo produto será produzido e comercializado para substituir a atual linha de WHISKAS® lata no Brasil e a empresa estima um crescimento médio de 25% em vendas nos próximos dois anos.

A nova linha de produtos foi desenvolvida como premium porque revitalizou formulações e ganhou novas receitas (carne ao molho e atum ao molho) que representam uma melhora significativa da performance e sabor do produto, inéditos no mercado brasileiro. A nova linha será lançada também em outros países da América Latina.

O produto atual é acondicionado em lata de aço de 94 mm de altura, com corpo de 0,15 mm de espessura e capacidade para 340 g de produto. A nova linha utilizará latas de aço menores (83 mm de altura), com corpo produzido em material mais fino (0,14 mm) e capacidade para 290 g de produto. Esta nova embalagem permitiu a otimização do consumo do material metálico e a redução do tamanho do rótulo. Além disso, as instruções de abertura foram excluídas da tampa de fácil abertura, resultando na eliminação do consumo de tinta de impressão, tendo sido inseridas no rótulo, ao lado de orientações sobre o descarte responsável no pós-consumo para auxiliar na prevenção de acidentes com animais e incentivar a reciclagem. Outras iniciativas ligadas ao processo produtivo permitiram a redução do consumo de água, energia elétrica e de produtos químicos.

No contexto de repensar o ciclo de vida do produto, a Mars também fez um mapeamento dos fornecedores e conseguiu ganhos no redesenho e redução de rotas, com fornecedores enviando o produto diretamente para a fábrica, sem a necessidade de envio para o armazém externo. Esta iniciativa está proporcionando uma economia de combustível e a respectiva redução de emissões de gases de efeito estufa.

Mais de 20 funcionários foram envolvidos no projeto, com a participação das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Engenharia Industrial, Planejamento, Vendas e Marketing. Os recursos utilizados no programa foram da unidade nacional, mas a mobilização recebeu a contribuição de outras unidades da Mars, principalmente da América Latina.
SUSTENTABILIDADE NA MEDIDA


O produto resultante do processo tem embalagem com melhor aproveitamento do material metálico, redução do rótulo e de tinta de impressão, com instruções ao consumidor sobre o descarte responsável. O aperfeiçoamento do processo produtivo e a otimização de rotas de entrega de matérias-primas permitiram a redução do consumo de recursos naturais, insumos e energia elétrica, e redução da emissão de GEEs. Considerando a projeção de vendas anuais para o Walmart (em toneladas de produto), os principais ganhos obtidos com o projeto foram:

  • redução de 14 kg de material de embalagem
  • (papel, tinta de impressão)
  • redução de 74 kg de insumos (detergente, pneus)
  • redução do consumo de 879 litros de diesel
  • redução da geração de 384 kg sucata de aço
  • redução de 19.573 litros de água
  • redução de 1695 kWh de energia elétrica
  • redução da emissão de 2.600 kg de CO2eq

 

Fonte:

http://www.walmartsustentabilidade.com.br/sustentabilidade-pontaaponta-2011/

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