Na categoria | Redução

Tags |

Linha Elsève de L´Oréal repensa o seu ciclo de vida

Postado em 01 agosto 2011 por Elisa Quartim

A L’Oréal escolheu um produto líder para participar do Projeto Sustentabilidade de Ponta a Pontado Walmart: a linha Elsève. O produto continua o mesmo, apenas sofreu mudança na embalagem (creme de pentear) e no processo (shampoo e condicionador).

No caso do creme de pentear, ao fazer o exercício da pensar o ciclo de vida, e atendendo ao princípio básico de maximizar recursos, a L´Oreal convidou o fornecedor de embalagens a fazer um exercício de maximização do frasco, a partir do redesenho. O resultado fez com que fosse obtida uma redução de até 21% no peso com aumento da resistência. Isso gerou efeitos positivos em cascata: para a produção do novo frasco foi feita uma otimização no processo de sopro e no processo de produção, alguns equipamentos foram redimensionados para a máquina trabalhar com o frasco mais leve, e, com isto, houve redução da quantidade de emissão de gases de efeito estufa e do consumo de energia elétrica.

No caso do condicionador, houve mudanças no processo produtivo. Estudos internos mostraram que era possível utilizar menos água na lavagem dos tanques de armazenagem e, com o redimensionamento do processo, conseguiu-se ganhar algumas horas de operação, gastando menos gás natural e menos água (menos oito metros cúbicos por tonelada de produto da linha Elsève).

Complementando o processo de mudanças, foi identificado um fornecedor de embalagem mais próximo da fábrica, o que gerou um ciclo virtuoso de gastos menores de combustível no transporte, e foi alterado o sistema de movimentação e estocagem de embalagens vazias na empresa, com economia de energia elétrica.

Motivada pelo Projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta, a empresa passou a realizar ações para informar a consumidora por meio das redes sociais sobre a reciclagem dos frascos do produto, apesar de a informação constar do rótulo.

O processo demandou 18 meses e o envolvimento direto de 15 pessoas de diversas áreas da empresa, além dos fornecedores de embalagens e do derivado de óleo de palma, que foram contagiados positivamente pelo Projeto Sustentabilidade Ponta a Ponta.

SUSTENTABILIDADE NA MEDIDA


Na Linha de Cabelos Elsève foram identificadas oportunidades de apoiar ações de fornecedores, reduzir o peso da embalagem do creme de pentear, reduzir o uso de água e energia na planta produtiva e de divulgação de conceitos ambientais na comunicação com o consumidor. Como melhorias destaca-se a filiação do fornecedor Oxiteno à Roundtable on Sustainable Palm Oil, entidade que tem por objetivo promover a produção sustentável do óleo de palma, e a comunicação e motivação do consumidor para reciclar embalagens e tampas do produto. Além destas, os ganhos ambientais estimados para a projeção de venda anual da Linha de Cabelos Elsève na rede Walmart Brasil são:

  • redução no consumo de água: 988 m3
  • redução na emissão de gases de efeito estufa: 9.675 kg CO2 equivalente
  • redução no consumo de gás: 4.485 m3
  • redução no consumo de energia elétrica: 49.317,6 kWh
  • redução no consumo de material de embalagem – Polietileno: 134 kg
  • redução de resíduo de embalagem destinado a aterros: 113,6 kg de PE (descontando a parcela destinada à reciclagem)

 

Fonte:

http://www.walmartsustentabilidade.com.br/sustentabilidade-pontaaponta-2011/

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também