Na categoria | Reciclagem, Redução

Neve Naturali repensa o seu ciclo de vida

Postado em 28 julho 2011 por Elisa Quartim

Neve Naturali, foi o produto escolhido pela Kimberly-Clark para participar do Projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta. Líder de mercado no segmento de papel higiênico, o Neve Naturali, que desde 2009 já é feito com 100% de fibras recicladas. Ao “repensar seu ciclo de vida”, foram feitas três melhorias no processo: diminuição nas distâncias totais percorridas pelas aparas coletadas até a fábrica do Neve Naturali, com substancial redução de tempo, custos e emissões de CO2 no transporte; o reaproveitamento energético do lodo de produção, que até então era aterrado; e a reutilização de refugos plásticos da fábrica na confecção de novos filmes envoltórios.
Os fornecedores de aparas brancas, originadas na sua maior parte de papéis de escritório, de bancos e gráficas, concentram-se, na sua maior parte, no Estado de São Paulo. Encontrar um fornecedor de aparas brancas mais próximo da fábrica na cidade de Correia Pinto (SC) foi de fundamental importância e, depois de muitas pesquisas, a Kimberly identificou um fornecedor que, auditado, preencheu seus requisitos de qualidade, volume de entrega e idoneidade.
As aparas brancas contêm grande quantidade de materiais não fibrosos, que no processo de fabricação do Neve Naturali, são segregados como lodo. Este lodo, que antes era aterrado, passou a ser utilizado como insumo energético em uma caldeira de biomassa adquirida para isso, que substituiu uma caldeira alimentada por óleo combustível. O uso do lodo na caldeira – testado com o apoio da Universidade Federal do Paraná – foi gradualmente aumentado e já atingiu 20% do volume; a previsão é que este número deve chegar à 100% até o final de 2011. Além de gerar energia, o lodo não vai mais para o aterro, o que evita as emissões de gases de efeito estufa nestes locais.
Houve também o aproveitamento do plástico, tanto do refugo industrial como dos resíduos das embalagens que chegam com as matérias-primas e insumos na empresa. Este material foi reunido e passou a ser entregue para um fornecedor, que recupera a resina e a devolve como 10% de plástico novo para os fardos de embalagens de transporte.
Com estas melhorias no processo, a Kimberly conseguiu manter o Neve Naturali como o primeiro produto da empresa que utiliza 100% de fibras recicladas em sua composição. O processo é pioneiro na empresa e venceu o desafio de inovar o produto e o processo, em termos ambientais.
O projeto envolveu investimentos em equipamentos e tecnologia e mobilizou cerca de 15 pessoas, no escritório e nas unidades produtivas.

SUSTENTABILIDADE NA MEDIDA


O projeto consistiu na melhoria do desempenho ambiental do papel higiênico Neve Naturali através de ações em sua cadeia produtiva, das quais se destacam a operacionalização de uma nova caldeira para queima de lodo gerado no processo, a redução das distâncias totais percorridas durante o transporte de aparas e a introdução de material reciclado no filme envoltório secundário do papel higiênico. Tomando como base o volume de vendas para o Walmart no ano de 2011 foi possível contabilizar as seguintes melhorias:

  • redução de 58,2 ton de CO2 equivalentes devido principalmente à queima do lodo
  • economia de 36,8 GJ de energia fóssil ou 1018 litros de diesel
  • redução de 30,2 ton de resíduo sólido destinado a aterro sanitário
  • redução de 455.063 litros no consumo de água
  • economia de 520 GJ de energia renovável com a recuperação de energia da queima do lodo

 

Fonte:

http://www.walmartsustentabilidade.com.br/sustentabilidade-pontaaponta-2011/

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também