Krones LitePac substitui os filmes encolhíveis no transporte de garrafa PET

Postado em 22 junho 2011 por Elisa Quartim

A empresa alemã Krones desenvolveu uma alternativa para os filmes encolhíveis com segunda embalagem para garrafas em PET. A Krones LitePac é  um novo desenho de embalagem para recipientes PET, apresentado pela Krones na feira alemã Interpack, neste mês de maio. Ela permite economia de recursos em um sistema de embalagem completo, com a máquina apropriada para sua aplicação.

Não sei se funciona com qualquer design de garrafa, mas pela imagem o design da garrafa favorece essa inovação.

O shrink-pack já representa a embalagem secundária mais usada no mercado para garrafas PET. No entanto, para a produção de filmes encolhíveis destes pacotes de embalagem, é necessária matéria-prima de origem fóssil, o que produz um elevado consumo de energia durante o processo de encolhimento do filme no túnel.

Em comparação com o filme termorretrátil convencional, o novo desenho resulta em economia de custos financeiros de mais de 50% para as empresas usuárias. A LitePac representa uma nova tendência para o mercado de embalagens secundárias para garrafas PET, principalmente em termos de impactos ambientais.

A tecnologia necessária é fornecida por uma nova embaladora da Krones, a EvoLite, máquina composta por um módulo de entrada de garrafas e um módulo de aplicação da embalagem secundária, com superfície de instalação bastante reduzida. No módulo de entrada, as garrafas alimentadas de maneira contínua são separadas sobre duas vias. Na seqüência, quatro unidades de embalagens confeccionam os pacotes LitePac.

A economia financeira é bastante elevada devido aos menores custos de material de embalagem e do consumo reduzido de energia pela eliminação do túnel de encolhimento.

São vários os fatores que contribuem neste processo: menos transportadores, menor superfície de instalação, disposição simplificada da linha, menor superfície de apoio tanto nos armazéns das empresas como nos supermercados e menor tráfego de paletes.

A embaladora EvoLite, da Krones, também já recebeu o selo Enviro, uma vez que a máquina cumpre com critérios rígidos de eficiência energética e de outros recursos. As características abaixo foram determinantes para a obtenção do certificado Enviro.

  • Seleção eficiente do motor, adaptado especialmente aos movimentos e às acelerações da máquina;
  • Redução do consumo elétrico por um dimensionamento perfeito e pontual dos motores;
  • Circuitos de standby para reduzir as perdas de calor nas abas aplicadas mediante soldadura;
  • Diminuição do consumo de ar comprimido devido a um traçado otimizado dos condutores e o emprego de condutores com seções transversais otimizadas;
  • Eliminação máxima possível de lubrificantes graças à circulação de lubrificação contínua e a uma técnica especial de escovas para engraxar as cintas transportadoras;
  • Ergonomia no ambiente de trabalho, com componentes selecionados para reduzir os ruídos e aumentar a proteção do operador.
  •  

    Vejam o filme com a demonstração do produto:

Fonte:

http://www.krones.com.br/

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também