Na categoria | Eventos

Tags |

Virada Sustentável

Postado em 06 junho 2011 por Elisa Quartim

Nesse final de semana aconteceu a primeira Virada Sustentável em São Paulo e eu, Elisa Quartim, me ofereci para trabalhar como voluntária no evento.

O objetivo da Virada Sustentável é de ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva para a população, usando a arte e a cultura como principais ferramentas de comunicação – e transformação.

Foram mais de 300 eventos espalhados por 60 espaços e parques da cidade. A virada coincidiu com o dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo (5).

A Virada Sustentável possui uma política de gestão ambiental, que inclui entre outros aspectos a neutralização de 100% de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a gestão de resíduos. E como voluntária pude perceber alguns detalhes que talvez algumas pessoas não tenham percebido.

O crachá dos voluntários e da organização foram impressos em papel semente. O invólucro foi produzido com plástico reciclado de garrafas PETs. No verso do crachá vinha escrito toda essa história e ensinando como plantar o crachá.

Deram também squeezes com água que poderia ser abastecidos no local, evitando o uso de copos plásticos ou o consumo excessivo de embalagem. No meu caso falei que levaria a minha garrafa mesmo.

A organização do evento colocou lixeiras com divisórias para os mais diversos tipos de materiais, para serem reciclados.


E os totens com as explicações das obras eram feitos com uma “madeira” plástica. Um material que dá o mesmo efeito e textura da madeira, porém feito com vários plásticos reciclados. Muito mais resistentes  do que a madeira pois não absorvem a humidade, dependendo menos de manutenção.

O local em que fiquei foi o MUBE e o MIS. Lá foram expostos os robôs do coletivo Respect Art feitos com lixo eletrônico. Olha eu aí cuidando dos “robozinhos”.

Fiz questão de me candidatar para ser voluntária de um evento tão importante que tem tudo para entrar no calendário de eventos de São Paulo. Essa foi só a primeira, aguardem as próximas. Parabéns organização!

Vejam mais em:

http://www.viradasustentavel.com/

3 Comente este post

  1. Diego Gazola Says:

    Adorei que participou, suas observações são muito pertinentes. Grato!

  2. Sergio Martinho Says:

    Muito bom esse projeto como um todo!
    A utilização de crachás em PAPEL SEMENTE, produzidos por nós, SEED PAPER, é além de uma ideia encantadora, uma significativa contribuição para com o meio ambiente. Ao invés de simplesmente descartar o crachá depois de usado, planta-se o mesmo e dele germinam lindas flores. Um presente e tanto para quem colaborou na execução do evento.
    Parabéns!

  3. Antônio Fernando Says:

    Gostaria de saber que é o fabricante/produtor dessa maravilhosa estação de coleta seletiva em papelão.

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também