PepsiCo anuncia garrafa PET 100% baseada em vegetais.

Postado em 28 abril 2011 por Elisa Quartim

A PepsiCo anunciou no último dia 15/03 que desenvolveu a primeira garrafa plástica de PET, no mundo, feita inteiramente de vegetais – recursos totalmente renováveis – permitindo à empresa fabricar um vasilhame de bebida com emissões globais de carbono significativamente reduzidas.

A nova garrafa da PepsiCo é 100% reciclável. A garrafa é feita de matérias-primas baseadas em fontes vegetais, incluindo o capim, casca de pinheiro e palha de milho. No futuro, a empresa espera ampliar as fontes de energia renováveis ​​usadas na criação da garrafa “verde” ao incluir cascas de laranja, cascas de batata, casca de aveia e outros subprodutos agrícolas provenientes do seu negócio de alimentos. Esse processo reforça ainda mais a vantagem competitiva da PepsiCo chamada de “Power of One”, ao conduzir uma inovação estratégica no setor de bebidas através de uma solução baseada em alimentos.

A PepsiCo é uma das maiores empresas agro-alimentares do mundo e está numa posição única para utilizar os seus recursos na produção de uma garrafa “amiga do ambiente”.

O grupo não divulgou detalhes da tecnologia envolvida na criação da nova garrafa, o que falam é que identificaram métodos para criar uma estrutura molecular vegetal idêntica à do PET derivado do petróleo através da combinação de processos biológicos e químicos. Segundo eles, ela tem aparência e propriedades de desempenho similares à da garrafa PET (garrafa de plástico feita em polietileno) convencional.

A nova garrafa vai começar a ser produzida em 2012, ainda numa fase experimental. Se os resultados forem positivos após o período de testes, a empresa pretende comercializar em grande escala. Mas admitiu que vai demorar alguns anos para conseguir produzi-la e comercializá-la de forma viável.

A PepsiCo afirma que a tecnologia utilizada para a criação desta garrafa é melhor que a da sua concorrente CocaCola (veja aqui), que usa 30% de materiais biológicos.

Fonte:

http://www.blogenergiasrenovaveis.com/
http://blogdoplastico.wordpress.com/

1 Comente este post

  1. Vicente Says:

    Tem que se preocupar com a Logística reversa.www.prensapet.com.Br. Pode ajudar nesse quisito. Acessem o site vejam mais informações.

    Att

    Vicente

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também