Na categoria | Os Rs, Reciclagem

Recycling, Downcycling e Upcycling

Postado em 17 fevereiro 2011 por Elisa Quartim

A Reciclagem (recycling) na sua definição mais exata, é a recuperação de um material ou produto para que possa ser reutilizado em um outro produto sem perder as suas características técnicas. O material é recuperado e se torna matéria prima para o mesmo produto do qual era feito originalmente.

Um exemplo é a garrafa de vidro, que pode ser derretida, e virar outra garrafa novamente. No caso dos plásticos, com a resina PET, ele pode ser reciclada em outra garrafa plástica ou algo de mesmo valor. Isso também acontece com as latas de alumínio.

Porém muitos materiais não podem ser reutilizados para se fabricar o produto original, por perderem suas propriedades técnicas.

Downcycling

Downcycling é o processo de recuperação de um material para reuso em um produto com menor valor, ou seja, a integridade do material é de certa forma comprometida com o processo de recuperação.

Algumas resinas plásticas, como a PEAD, usadas como matéria-prima de embalagens primárias, de leite, iogurte e sucos não podem ser verdadeiramente recicladas. O resultado de sua recuperação não pode ser usada novamente como embalagens de produtos alimentícios. Inclusive está na legislação da Anvisa. Estas resinas são transformadas em coisas como mesas, cadeiras, lixeiras e requerem tratamento extra em termos de energia e dos produtos químicos que compõem as resinas.

Outro exemplo de material que não pode ser reciclado e sim downcycled é o papel. O papel para escrita de boa qualidade não pode ser reciclado em papel do mesmo tipo, com as mesmas características, ele é então downcycled em papéis para fotocópia, papel cartão e papel higiênico.

Upcycling

Upcycling é um processo de recuperação que converte os resíduos muitas vezes desperdiçados em novos materiais ou produtos com melhor qualidade e valor ambiental.

Um exemplo bem conhecido é a utilização de lona de caminhões usadas na fabricação de roupas, bolsas, chapéus, bonés e outros artigos com alto valor agregado. Ou o uso de resíduos para o artesanato ou design de novos produtos.

Reciclar ou não reciclar?

A palavra reciclagem acaba sendo usada em todos esses processos, até mesmo para poder simplificar para um leigo, mas na hora da escolha do material para a fabricação da embalagem, ou mesmo no nosso dia a dia, no nosso consumo, é importante entender essas diferenças e usá-las como critério de escolha.

É importante lembrar que a reciclagem pode requerer muita energia em seu processo produzindo artigos com menor valor ambiental. E não podemos justificar o consumo exagerado de produtos só porque as embalagens são “recicláveis”.

Pense sempre nos “3Rs” na seguinte ordem: reduzir, reusar e reciclar.

1 Comente este post

  1. equipe ecycle Says:

    Olá,

    Somos da eCycle, um novo portal de consumo consciente e estamos na luta para divulgar nossa iniciativa.
    O http://www.ecycle.com.br é um site que tem o objetivo de oferecer opções de descarte para pessoas que não sabem o que fazer com objetos do dia a dia, como computadores, celulares, televisores, caixas de leite, cadernos e mais um monte de coisas que você confere aqui. Além disso, é possível conhecer tudo sobre um determinado material, desde suas propriedades nocivas à Terra, até como e onde descartá-lo para evitar problemas ambientais.
    Mas não é só isso! Também produzimos matérias e artigos que têm a ver com essa preocupação, cada dia mais evidente, de consumir com consciência.
    Achamos seu blog bem bacana e, se você curtir o nosso também, a gente te convida a nos ajudar na divulgação dessas idéias e soluções na blogosfera, em apoio a uma relação com o consumo mais equilibrada, com uma pegada mais leve.
    Um abraço,
    Equipe eCycle

1 Trackbacks For This Post

  1. Tweets that mention Recycling, Downcycling e Upcycling | Embalagem Sustentável -- Topsy.com fala:

    [...] This post was mentioned on Twitter by EmbalagemSustentavel, EmbalagemSustentavel, Daniel Monteiro, reci3e, mannaz and others. mannaz said: RT @emb_sustentavel: Recycling, Downcycling e Upcycling http://bit.ly/hBJybW [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também