Jogos para a sustentabilidade

Postado em 01 fevereiro 2011 por Elisa Quartim

Nos últimos, educadores, facilitadores e empreendedores buscam novas formas de passar conhecimento de forma mais eficiente e sem ser chato. O jogo é uma das formas que cada vez mais tem sido utilizada. Alguns usam o tabuleiro como centralizador do jogo, fazendo com que ele possa ser jogado por outras pessoas além dos criadores dos jogos.

O design está presente em todo esse processo seja na elaboração do jogo ou no design do tabuleiro. Em alguns jogos que visam a sustentabilidade, o tema está presente também na embalagem e nas peças do jogo. Vejam alguns exemplos:

Play Rethink

O Play Rethink Game é um jogo de tabuleiro dedicado aos designers e pessoas que querem desenvolver soluções sustentáveis. O jogo ensina designers e responsáveis pela inovação de produtos a repensar a criação de seus produtos. Em grupo, várias idéias de produtos são desenvolvidas.

A embalagem do jogo também foi criada de maneira sustentável. Ele foi impresso na Inglaterra pois foi desenvolvido em parceria do Rethink Games Ltd.idds (Instituto de Design para o Desenvolvimento Sustentável), atua como uma ferramenta facilitadora de inovação sustentável e entendimento do uso de ferramentas e estratégias em design sustentável.

O papel com certificação FSC usado foi o Greencoat 80 Velvet, Greencoat 70 Matt Extra e Greencoat 100 Offset, fabricado pela Howard Smith Paper. Esses papéis tem uma grande proporção de fibras recicladas de pós consumo.

A impressão foi feita pela Severprint, que usa fontes renováveis de energia, com tintas à base de vegetais e laminado em um processo sustentável e ecológico. Eles também ajudam a várias instituições.

Este mês na Hub Escola de verão todos poderão conhecer esse jogo. Ele será aplicado no dia 7 de fevereiro. Vejam mais informações aqui.

Banco Imobiliário Sustentável

O tradicional jogo de tabuleiro nessa versão, além dos temas, regras e empresas terem o tema da sustentabilidade, a caixa e as peças buscaram materiais alternativos.

A embalagem foi produzida em papel reciclado e eliminaram o uso de filme plástico para a proteção da caixa. As peças foram feitas com o “plástico verde”, um material feito à base da cana-de-açúcar desenvolvido pela petroquímica Braskem, feito com matérias-primas 100% renováveis.

Fonte: http://ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=32211

Jogo Negócio Sustentável

Jogo de tabuleiro para adultos e jovens a partir de 15 anos. É um jogo que mostra quanto é divertido e lucrativo realizar negócios sustentáveis.
O tabuleiro é redondo para 2 a 6 jogadores, onde o Planeta Terra é dividido em 12 territórios, tendo o Polo Ártico no centro. O jogo tem dois objetivos, o coletivo que é deixar os territórios do Planeta cada vez mais rico em 5 recursos; e o objetivo pessoal que é ficar rico de forma sustentável, obtendo lucro através de negócios promovendo maior lucratividade para todos os jogadores.
O jogo é dinâmico e divertido. Provoca a mudança de modelo mental para a realização de negócios lucrativos onde não precisa haver perdedores. Através das cartas estimula a coopetição (competição com cooperação), ampliando o repertório de verbos além do comprar e vender, dar e trocar, como arrendar, leiloar, investir, calcular  riscos, emprestar a juros, lucrar , e vários outros. Todos os jogadores são ganhadores, porém com desempenhos diferentes, que são medidos no jogo. Quanto mais se joga melhor negociador se torna.
Mais informações veja aqui: http://www.negociosustentavel.com/

Jogo Consciência da Cooperação

Desenvolvido por Artur Berberian Filho, fundador da empresa “O Espirito da Coisa – Jogos para o Desenvolvimento Humano”, este jogo de tabuleiro cooperativo tráz um desafio aos participantes: terminarem o jogo juntos, ao mesmo tempo, sem eliminações e em menor tempo possível. Um jogo objetivo, lúdico e que trabalha o desenvolvimento da cooperação humana.
Ele também porerá ser experimentado na Hub Escola de Verão no dia 9 de fevereiro. Veja mais aqui.

Jogo Recicle

Criado por Luish Moraes Coelho, é um jogo de tabuleiro cujo tema gira em torno de materiais orgânicos e recicláveis (papel, vidro, longa-vida, plastico e metal) e a mecânica envolve coletá-los e levá-los para a Cooperativa, onde são reciclados em troca de pontos e retorno financeiro.

Cada jogador movimenta uma equipe de até quatro Catadores (com quatro jogadores são três Catadores para cada), que disputam a coleta de materiais, e administram uma Cooperativa, com área de reciclagem e aterro sanitário.

Cada turno possui seis fases: abastecimento, compra de equipamentos para reciclagem, movimentação de Catadores (um espaco por turno), compra de materiais no Armazém de excedentes, negociação livre entre Cooperativas e, por fim, a Reciclagem (recebendo pontos e retorno financeiro). O jogo termina quando esgota a capacidade de algum aterro sanitário ou quando todos os Catadores tiverem iniciado um turno.

O projeto prevê peças feitas com resina de PET reciclado e pedaços de TetraPak reciclado. Na embalagem não há uma segunda embalagem plástica para preservar a caixa de papel pois por enquanto é vendido por venda direta via sedex.

Mais informações no site: http://www.bicodelacre.com/

Jogo do Herói

O Jogo do Herói é um jogo de tabuleiro que foi concebido para fornecer um campo comum e seguro onde os participantes podem refletir com profundidade sobre seus desafios e fases da vida, olhando para o que cotidianamente não olhariam e por ângulos e perspectivas múltiplas e integradas.
Este campo comum tem a forma dos mitos, arquétipos ou padrões universais, lendas e grandes histórias atemporais da humanidade.
Sutileza, leveza, bom humor e um clima de cooperação regem o jogo, oferecendo uma experiência singular de afloramento de idéias e revelação de novas perspectivas para resoluções dos desafios pessoais, pautada na relação entre as grandes histórias da humanidade e o dia-a-dia de cada um.
Mais informações http://www.jogodoheroi.com.br/.

0 Comente este post

2 Trackbacks For This Post

  1. Tweets that mention Jogos para a sustentabilidade | Embalagem Sustentável -- Topsy.com fala:

    [...] This post was mentioned on Twitter by EmbalagemSustentavel and Caroline Müller, Verde e Progresso. Verde e Progresso said: RT @emb_sustentavel: http://embalagemsustentavel.com.br/2011/02/01/jogos-para-a-sustentabilidade/ http://fb.me/JFC50ptS [...]

  2. Oficina prática de design sustentável: repensando produtos e serviços | Embalagem Sustentável fala:

    [...] Conheçam outros jogos voltados para a sustentabilidadehttp://embalagemsustentavel.com.br/2011/02/01/jogos-para-a-sustentabilidade/ [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também