Na categoria | Reciclagem

Decoração pública de Natal com embalagens

Postado em 23 dezembro 2010 por Elisa Quartim

Chega o final de ano e todos se preparam para esse momento especial decorando com capricho e embelezando a cidade.

O que mudou nos últimos tempos é que as decorações começaram a aproveitar embalagens que seriam jogadas fora para uma segunda função muito mais alegre. Optando por uma decoração feita com material reciclável incentiva toda uma cadeia envolvida no processo e vários grupos de pessoas.

O material

Para adquirir o material necessário é preciso envolver cooperativas ou pessoas que já estejam trabalhando no processo de seleção de material. Adquirindo esse material você acaba ajudando várias famílias que vivem desse trabalho.

Outra opção é envolver vizinhos e amigos durante um tempo antes, para que separem esse material e contribuam para a decoração. Uma boa forma de iniciar a educação ambiental em uma pequena comunidade.

Projetando a decoração

Envolva artistas locais, conhecidos e desconhecidos, que tenham habilidade com esse tipo de material. Façam um bom planejamento prevendo a quantidade de material que será necessária.

Produção

Contrate pessoas da comunidade, ou mesmo as que estejam ligadas à cooperativa. Pode ser uma boa forma de desenvolver habilidades e transformar em novas formas de trabalho. O treinamento pode ser dado pelos mais experientes ou pelos artistas que desenvolveram a decoração.

Envolva a comunidade na produção da decoração. Acaba unindo as pessoas e dá continuidade ao processo de educação ambiental que se iniciou na seleção do material.

Comunicação

Divulgue a decoração na imprensa e nas mídias digitais, para que outras pessoas e cidades se inspirem na sua decoração. Mostre o processo e se possível coloque um passo a passo.

Vejam abaixo alguns exemplos:

Árvore com garrafa PET em Haifa – Israel

A designer Hadas Itzcovitch e seu pai o artista Ernest Itzcovitch, criaram em Haifa, nordeste de Israel, uma árvore de natal feita com garrafas PET.

Ernest e Hadas Itzcovitch usaram 5480 garrafas de plástico para construir a árvore. As luzes são de lâmpadas LED que economizam muito mais energia. Eles esperam que ela desperte as pessoas para as questões ambientais e de reciclagem.

Vejam o vídeo com o depoimento da designer:

Fonte:

http://allinpackaging.eu/

Conjunto Nacional – São Paulo

Todo ano, desde 2001, o prédio do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, região central da capital paulista, se enfeita para o Natal com o material reciclável recolhido no condomínio.

Esse ano forma usados 7.000 CDs velhos, 24 mil garrafas PET e 24 mil embalagens plásticas, que foram reutilizados e transformados em adereços natalinos.

Na galeria, que fica na parte interna do edifício, o presépio montado é assinado pelo cenógrafo e diretor de arte Silvio Galvão, que, há dez anos, produz a decoração natalina do prédio. Ele ocupa uma área de aproximadamente 40 metros quadrados.

O projeto, executado em 180 dias, gerou trabalho para cerca de cem pessoas, desde criadores e mestres artesãos, até catadores das cooperativas.

Só na decoração da fachada, que é composta por 12 taças de 5 metros de altura, foram usadas cerca de 21 mil embalagens PET. O trabalho foi confeccionado pela Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva (Cooperaacs), com orientação do artesão Sandro Rodrigues. O material foi recolhido por meio do Programa de Coleta Seletiva, que funciona no subsolo do prédio desde 1992.

Fonte:

http://www.natalnacional.com.br/

Rede de supermercados Pão de Açúcar

Doze lojas da rede Pão de Açúcar terão, no Natal deste ano, enfeites – flores, mandalas, anjos e árvores natalinas – feitos a partir de garrafas PET e latas de óleo recicladas. Dez delas ficam na capital paulista e duas no interior do Estado (em Indaiatuba e Campinas).

No total, foram usados 90 mil garrafas e latas de óleo para criar 184 peças. A produção dos objetos foi feita por 22 pessoas, além do artista plástico Ivo Dantas.


Depois do Natal, os enfeites serão recolhidos por cooperativas e enviados para reciclagem.

Nas lojas da rede que ficaram fora do projeto, parte dos enfeites das árvores será de material reciclado, feitos pelos próprios funcionários, que receberam treinamento para desenvolver essa ação.

Vejam um vídeo do projeto:

Fonte:

http://www.guiadaembalagem.com.br/

2 Comente este post

  1. virginia adrian Says:

    Me encanto el arbolito hecho por botellas reciclables ,me gustaria ver como lo hicieron para podre hacer uno yo ,muchas gracias.

  2. nolen herrera Says:

    que bello arbol dame el procedimiento para hacerlo por favor

1 Trackbacks For This Post

  1. Tweets that mention Decoração pública de Natal com embalagens | Embalagem Sustentável -- Topsy.com fala:

    [...] This post was mentioned on Twitter by marcia okida. marcia okida said: RT @emb_sustentavel Decoração pública de Natal com embalagens http://bit.ly/dXEqnR [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também