Na categoria | Design

Tags |

Victor Papanek um exemplo a ser seguido

Postado em 26 novembro 2010 por Elisa Quartim

Victor Papanek (1927-1999), foi designer e educador. Um grande defensor do design de produtos, ferramentas e infra-estruturas comunitárias socialmente e ecologicamente responsáveis. Foi o primeiro designer em questionar a relação do design com o meio ambiente , isso nos anos 70, um homem a frente do seu tempo.
Mas foi ridicularizado pelos colegas de profissão por suas posturas radicais e exageradas. Ele desaprovava de produtos manufaturados, que eram inseguros, vistosos, mal adaptados, ou essencialmente inútil. Seus produtos, textos e palestras foram considerados um exemplo e estímulo por muitos designers.
Papanek foi um filósofo do design, como tal, ele foi um incansável promotor dos objetivos de design e abordagens que seriam sensíveis a considerações sociais e ecológicas. Ele escreveu que “o design se tornou a ferramenta mais poderosa com a qual o homem molda suas ferramentas e ambientes (e, por extensão, a sociedade e a si mesmo)”.

 

Design for the Real World

Em 1971 ele produziu sua crítica ambiental e ecológica do design, substituindo os argumentos morais da boa forma por outros baseados em preocupações ambientalistas e no hiato entre as culturas do primeiro e do terceiro mundo. Ele escreveu o livro “Design for the real world”, onde já expressava desesperadamente essa preocupação com a relação  homem-natureza e o papel do design em essa relação como produtor de artefatos.

Até onde sei esse livro ainda não tem em português.

The green imperative

Já o seu último livro, editado em 1995, anos depois do livro citado anteriormente, ele reforça o seu apelo para o design ecologicamente correto de tudo, de embalagens à edifícios.

Esse livro possui uma edição em português, editado em Portugal, pela editora Edições 70

Papanek mostra muitas maneiras instrutivas de avaliar o impacto ambiental de diferentes materiais e processos de fabricação. O autor acredita de forma apaixonada no poder do design para influenciar as nossas vidas e o meio ambiente para o bem ou para o mal. Neste livro demonstra como todos – dos criadores aos consumidores – podem contribuir para o bem estar da população o do planeta através de uma nova consciência do design e da tecnologia.

Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Victor_Papanek

http://www.edicoes70.pt/

http://www.thamesandhudson.com/

 

Compre aqui

Design for the real world:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=9094&tipo=25&nitem=22027063

Arquitectura e Design (tradução do The green imperative)
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=9094&tipo=25&nitem=199436

1 Comente este post

  1. Cely Rodrigues Says:

    Papanek é austríaco, nascido em Viena, e não americano.

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também