Na categoria | Reciclagem

Reverse Vending Machines – reciclar pode ser divertido

Postado em 12 novembro 2010 por Elisa Quartim

A experiência de separar os resíduos para a reciclagem nem sempre é uma tarefa agradável. No Brasil poucos são os lugares que tem coleta seletiva na sua rua. Ficamos dependentes de ações particulares, como a coleta feita por uma cooperativa de reciclagem, mas na maioria das vezes, se queremos dar um destino melhor para os nossos resíduos acabamos tendo que juntar tudo e levar para algum lugar longe onde há um coletor com esse objetivo. Alguns fazem isso por consciência, outros por sentimento de culpa, mas porque não fazer dessa experiência algo divertido.

Bottle Bank Arcade

Muitos devem se lembrar da campanha “The Fun Theory“, da Volkswagen, onde a marca acredita que a diversão é o caminho mais fácil para mudar o comportamento nas pessoas para melhor.

Vejam o filme desenvolvido para a divulgação da campanha. É uma máquina para coletar garrafas para a reciclagem. Para cada garrafa a pessoa recebe pontos incentivando o seu uso. Em um dia a Bottle Bank Arcade foi usada por mais de 100 pessoas. Durante o mesmo período, um outro coletor de garrafas fui usado apenas 2 vezes.

Algumas empresas, inspiradas ou não por essa ideia, já estão fazendo inciativas similares e chamando de Reverse Vending Machines.

Dream Machine da PepsiCo

A PepsiCo e a Waste Management Inc anunciaram uma parceria para a criação da Dream Machine – a máquina dos sonhos.

O projeto é uma iniciativa de reciclagem para aumentar o índice de devolução de embalagens da PepsiCo nos Estados Unidos dos atuais 34% para 50% até 2018. As máquinas são equipadas com receptáculos computadorizados e incluem um sistema pessoal de recompensas. Assim, quem depositar suas garrafas e latinhas para reciclagem acumula pontos.

Segundo as empresas, serão colocadas milhares de máquinas em locais públicos, como postos de gasolina, estádios e parques. As Dream Machines serão operadas pela Greenopolis, um sistema interativo de reciclagem que recompensa as pessoas e permite que elas recebam seus prêmios ao acessarem o site www.greenopolis.com. A empresa ainda não divulgou quais seriam as recompensas, mas não seria estranho imaginar que mais produtos Pepsi estivessem envolvidos na troca.

Vejam o Vídeo da Dream Machine:

Reverse Vending Machines do Extra

No Brasil a rede de supermercados Extra do Grupo Pão de Açúcar é pioneira no Brasil na distribuição de sistemas automatizados de coleta seletiva de garrafas tipo PET e latinhas de refrigerantes.

A empresa 3RAmbiental, uma empresa do Grupo Envipco do Brasil, comemorou a marca de 4.712.385 (quatro milhões, setecentos e doze mil e trezentos e oitenta e cinco) embalagens coletadas através dos seus equipamentos, em 16 meses de atuação no Brasil.
As máquinas de venda ao reverso, distribuídas pela 3R Ambiental, estão instaladas em dez lojas da Rede Extra Hipermercados, do Grupo Pão de Açúcar. Máquinas coletam latinhas de alumínio e garrafas de PET.

Os equipamentos, que são de fácil manuseio, coletam as embalagens plásticas de refrigerante e latas de alumínio e fornecem um bônus. Os bônus podem ser utilizados como desconto nas compras dentro das lojas da Rede Extra ou podem ainda ser doados para a campanha “Lixo e Cidadania”, desenvolvida pelo Unicef , Fundo das Nações Unidas para a Infância, e que tem como principal objetivo tirar as crianças dos lixões.

Fonte:

http://www.thefuntheory.com/

http://www.ypsilon2.com/

http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00107/010705env.htm

1 Comente este post

  1. vicente Says:

    Outra maneira é utilizar o http://www.prensapet.com.br e compactar em sua propria residencia. Depois é so entregar a uma cooperativa de reciclaveis.

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também