Na categoria | Design

Tags |

Livros Metadesign e Metaprojeto – design para a complexidade

Postado em 10 novembro 2010 por Elisa Quartim

Dois livros da editora Blucher vieram diretamente ao encontro de uma pesquisa que tenho feito sobre uma metodologia de design para desenvolver produtos com o foco na sustentabilidade.

É preciso rever as metodologias usadas atualmente, não que estejam erradas, mas sim ampliar os seus objetivos e incluindo questões sociais e ambientais. Essas questões por si só já são bem complexas e como acrescentar isso em um produto?

Metadesign

Um dos livros é o Metadesign de Caio Adorno Vassão, que faz parte da coleção “Pensando o Design”, coordenada por Carlos Zibel Costa, Marcos Braga e Priscila Farias, e publicada pela Editora Blucher. São 6 volumes muitíssimo interessantes, versando desde os games, como o trabalho de Alan Richard da Luz, até os “letreiramentos populares”, de Fátima Finizola.


O Metadesign é um meio de se construir a simplicidade a partir da complexidade. O livro explica que a complexidade exige meios inovadores para que possa ser apropriada pelo Design. O Metadesign é um meio de se construir a simplicidade a partir da complexidade – e a Arquitetura Livre oferece uma abordagem ética para isso. A proposta é compreender esse contexto como uma ECOLOGIA, por meio da chamada “ecologia profunda”, que relaciona a ecologia “natural” e a “artificial”.

O livro é baseado na tese de doutorado de Caio Vassão que trata das questões relativas ao projeto para a Computação Ubíqua (Design de Interação), adotando o ponto de vista da chamada “cultura de projeto”. Vejam dois textos do blog do Caio em que ele trabalha essa questão:

http://caiovassao.com.br/2010/02/25/cultura-de-projeto/
http://caiovassao.com.br/2010/04/05/cultura-de-projeto-2/

De maneira geral, ele trata da questão como “Projeto de Entidades Complexas”, e relaciona com questões contemporâneas como a Emergência, a Ecologia Profunda e os processos colaborativos.

Metaprojeto


Um outro livro que trata de questões parecidas, mas com algumas diferenças, é o livro Metaprojeto de Dijon De Moraes, também da editora Blucher. Esse livro se dedica ao Design de Produtos e embalagens, pouco entrando em gráfico, interativos, etc.

O livro fala do Metaprojeto como um espaço de reflexão disciplinar e de elaboração dos conteúdos da cultura do projeto. A obra nasceu da necessidade de uma plataforma de conhecimentos que sustente e oriente a atividade de design em um cenário fluido e em constante mutação.
Pelo seu caráter dinâmico, o metaprojeto desponta como um modelo que considera todas as hipóteses possíveis dentro da potencialidade do design, mas que não produz out puts como modelo projetual único e soluções técnicas preestabelecidas. O metaprojeto, como observado no livro, é uma alternativa posta ao design, contrapondo os limites da metodologia convencional, ao se colocar como etapa prévia de reflexão e suporte ao desenvolvimento do projeto em um cenário mutante e complexo.

Metadesign e Metaprojeto

Comparando os 2 livros, a proposta de Caio Vassão é mais geral, tratando de uma abordagem para o compreender, visualizar e projetar “coisas complexas” e do ponto de vista filosófico, ele trabalha com autores contemporâneos e controversos, enquanto o Moraes está mais amparado pelo establishment do Design europeu. Ou seja, há diálogos, mas com diferenças.
Mas os dois livros são muito interessantes e devem ser lidos por todos os designers e interessados em encontrar uma metodologia para se trabalhar a complexidade.

Fonte:

http://www.blucher.com.br/

http://caiovassao.com.br/

 

Compre aqui:

Metadesign:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=9094&tipo=25&nitem=22347201

Metaprojeto:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=9094&tipo=25&nitem=7033081

0 Comente este post

1 Trackbacks For This Post

  1. Tweets that mention Metadesign e Metaprojeto – livros de design para a complexidade | Embalagem Sustentável -- Topsy.com fala:

    [...] This post was mentioned on Twitter by EmbalagemSustentavel, EmbalagemSustentavel and Joelma Porfírio, Williams Nunes. Williams Nunes said: ótima dia de leitura RT@emb_sustentavel Metadesign e Metaprojeto. O design do Design. http://twixar.com/TmnKfq [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também