Bambu-flor – Embalagem multifuncional e reutilizável

Postado em 29 outubro 2010 por Elisa Quartim

O Coletivo Verde junto com o escritório Design Simples desenvolveram uma embalagem inovadora para a venda de suas camisetas feitas com garrafas PET.

O conceito da embalagem de baixo impacto ambiental foi desenhada para equacionar os requisitos de transporte dos Correios com as características do bambu e um possível pós-uso como floreira. Desde que o Guilherme Augusti Negri me mostrou o projeto da embalagem, fiquei empolgada em poder divulgar a iniciativa deles.

Uma das principais dificuldades iniciais da embalagem é a distribuição feita pelos correios. As embalagens padrões dos correios utilizam muito material como fitas adesivas e etiquetas, são utilizadas apenas uma vez e quase que imediatamente descartadas. Um produto que tem a preocupação com a sustentabilidade não poderia depender apenas dessas embalagens e sim desenvolver uma, mais sustentável, que pudesse ser enviada da mesma forma, mas sem tanto desperdício.

O caminho encontrado foi uma embalagem multifuncional, feita de bambu, que proteja a camiseta no transporte e que se transforma em uma floreira.

O bambu é um material que tem um crescimento rápido na natureza sendo mais vantajoso que a madeira, por exemplo, usada para fazer papel.

No período de testes eles perceberam uma deficiência dos correios brasileiros, por não haver um padrão na colocação de fitas para lacrar, eles colocaram instruções claras de como colocar as fitas para não comprometer a embalagem, mesmo assim, quando era feito um envio para um lugar longe os Correios colocavam metros de fita e comprometia toda a embalagem, principalmente o cordão do saquinho tornando a experiência de abrir a embalagem horrível.

A embalagem ainda está em período desenvolvimento estando aberta à sugestões. É só entrar em contato com guilherme [arroba] coletivoverde [ponto] com [ponto] br.

Vejam o vídeo da embalagem:

Sobre as camisetas do Coletivo Verde

  • A camiseta é feita com tecido PET (50% Pet e 50% algodão) da Aradefe.
  • Toda a estamparia é feita com tintas a base de água, para não gerar resíduos poluentes.
  • A confecção é feita em uma fábrica em Barretos, São Paulo, que respeita os seus funcionários e que trabalha de forma correta e ética.

Fonte:
http://www.coletivoverde.com.br/
http://www.designsimples.com.br/

3 Comente este post

  1. Jefferson Duarte Says:

    Parabens pela matéria e vamos divulgar esta super embalagem pra que ela entre com força no mercado. Pessoal do coletivo Verde merece todo o nosso apaoio.
    abração

  2. Sacos Valvulados Says:

    Parabéns pelo blog. ótimas dicas!

  3. Rafael Gatti Says:

    Atenção editor,
    Apenas esclarecendo: Os créditos das imagens, do vídeo e do próprio projeto Bambu-flor são pertencentes à equipe Design Simples. A equipe Coletivo Verde contribuiu de forma específica na problematização e no “briefing” deste projeto.
    Atenciosamente,
    Rafael Gatti

1 Trackbacks For This Post

  1. Tweets that mention Bambu-flor – Embalagem multifuncional e reutilizável | Embalagem Sustentável -- Topsy.com fala:

    [...] This post was mentioned on Twitter by EmbalagemSustentavel, EmbalagemSustentavel and walter luz, iuri sérgio. iuri sérgio said: RT @emb_sustentavel: http://embalagemsustentavel.com.br/2010/10/29/bambu-flor/ http://fb.me/DeHAi23f [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também