Blog Action Day 2010 – Água limpa e potável

Postado em 15 outubro 2010 por Elisa Quartim

Um evento anual, realizado sempre no dia 15 de outubro, que reúne blogueiros do mundo inteiro e propõe que todos postem, no mesmo dia, sobre um determinado assunto. Este é o Blog Action Day, que visa a discussão global de temas de interesse da humanidade e em 2010 traz como assunto a Água.

O Blog Action Day traz este tema para que seja debatido o acesso da população à água limpa e potável, visando criar uma conscientização mundial sobre o tema, considerando que atualmente cerca de um milhão de pessoas no mundo não tem acesso à água própria para consumo.

Atualmente, 3,6 milhões de pessoas morrem a cada ano porque não têm água potável para beber e cada dia 4.000 crianças menores de 5 morrem de prevenção, doenças transmitidas pela água.

Um relatório da TriplePundit diz que nos últimos 10 anos, o consumo per capita de água engarrafada nos EUA dobrou e agora bebe uma média de 200 garrafas por pessoa a cada ano.

Assim, enquanto milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável, as pessoas que tem acesso à água de torneira segura e barata fluindo livremente, preferem pagar desnecessáriamente mais por água água engarrafada.

O Brasil, por ter o costume de armazenar água em caixas d’água, melhor consumir a água fervida ou filtrada em casa, ao invés de comprar engarrafada.

Annie Leonard, que criou o vídeo na internet “The Story of Stuff” e recentemente lançou um livro com o mesmo nome, lançou um novo curta, “A História de água engarrafada”. Leonard ilustra como a indústria de água engarrafada faz para nos convencer a comprar suas garrafas de plástico, decorado com montanhas cobertas de neve, apesar dos custos ambientais e econômicos.

Food and Water Watch relata que 17 milhões de barris de petróleo são necessários para produzir todas as garrafas plásticas de água usadas nos EUA a cada ano – e 86% delas nunca será reciclado.
E o que muitos consumidores não sabem é que um terço da água engarrafada nos EUA é da mesma fonte que a água da torneira.

Você pode ver filme de Leonard aqui:

Que tal ao invés de usar garrafas descartáveis de plástico comprar uma que seja reutilizável para ter a mesma praticidade mas sem o mesmo impacto no meio ambiente. Vejam alguns exemplos que já foram postados aqui:

Kor One

Tap Water

Vapur

Water Bobble

Bamboo Bottle

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também