Mais que uma onda – Embalagens feitas com caixas de papelão

Postado em 30 setembro 2010 por Elisa Quartim

As embalagens “mais que uma onda” foi o resultado de uma atividade de extensão da PUC Goiás, através da Coordenação de Arte e Cultura e do Programa de Incubadora Social, junto à Cooperativa de Reciclagem de Lixo (Cooprec), de Goiânia. Coordenado pela professora de Design, Edith Lotufo, tendo a colaboração dos designers Leandro Antonio de Oliveira e João Paulo Alves, além de alunos do curso.

Esse projeto reaproveita caixas de papelão para o desenvolvimento de brindes, módulos para expositores e mobiliário de eventos, entre outros. Os produtos apresentam maior resistência e durabilidade devido à espessura generosa das paredes dos objetos e ao tipo de acabamento de cantos arredondados. Encaixes geram peças de diversos usos e tamanhos com total aproveitamento do material empregado.

Desde 2006 o conjunto de embalagens “mais que uma onda” está sendo produzido no Núcleo Artesanal de Reciclagem da Cooprec “Arte Conquista”, coordenado por Maria Neonice de Oliveira.

Nos últimos anos o grupo da Arte Conquista realizou um grande número de encomendas entre elas para eventos da PUC, o Ministério Público de Goiás e diversas empresas de Goiânia e São Paulo. Em 2007 o projeto recebeu o Prêmio Planeta Casa na categoria Ação Social e teve agora o reconhecimento do projeto de design pelo uso consequente dos materiais, do processo de fabricação e quanto à sustentabilidade da proposta. E esse ano foi um dos selecionados para a Bienal Brasileira de Design.

Fonte:

http://www.arteconquistadesign.blogspot.com

http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/bienal2010/

Arte Conquista
Maria Neonice de O. Silva
mneonice [arroba] gmail [ponto] com

5 Comente este post

  1. Carmen Says:

    Como posso encontrar o fornecedor destas embalagens?
    Obrigada

  2. Elisa Quartim Says:

    Coloquei o contato no final do post.

  3. Edith Lotufo Says:

    A cooperativa que produz as embalagens acima ainda nao tem um site e o catálogo de produtos está em construcao. Como a foto nao representa bem o que é produto, fiz de forma improvisado um Blog para poder indicar para as pessoas interessadas. http://www.arteconquistadesign.blogspot.com. A oficina que produz as embalagens e outros produtos de reaproveitamento de papelao está se estruturando apresar de nao contar com capital de giro. Eu acompanho o grupo, mas dou aula e nao posso dar a atencao que o projeto merece.
    Cada encomenda é um passo rumo à estabilidade do grupo que quando nao tem pedidos trabalha na triagem da coleta seletiva.

  4. Edith Lotufo Says:

    Oi, Elisa,

    quero aproveitar para te cumprimentar pelo site, vai se tornar uma referência para mim! Se você olha o Blog você vê que tem outras fotos que mostram melhor os produtos. Para o catálogo só podia ser escolhida uma única foto e eles previlegiaram a que mostrava mais cores.
    Infelizmente ainda nao conseguimos montar um esquema mais profissional, mas o boca a boca funciona muito bem e as encomendas vem muito por indicacoes de pessoas que viram os produtos com alguém ou expostos em algum lugar.

  5. Elisa Quartim Says:

    Olá Edith. Aproveitei a sua dica do blog e já atualizei o post com mais uma imagem e o link para o blog. Que bom que o número de encomendas está crescendo e espero que com este post o número aumente ainda mais.

1 Trackbacks For This Post

  1. Embalagens da Bienal Brasileira de Design | Embalagem Sustentável fala:

    [...] Embalagens mais que uma onda Edith Lotufo, com a colaboração de Jão Paulo Alvez, José Carlos Lad… [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também