Dica sustentável – Brindes de final de ano

Postado em 23 setembro 2010 por Elisa Quartim

Chega essa época do ano, as empresas começam a correr atrás de brindes de final de ano. Na correria acabam escolhendo brindes que serão descartados quase que imediatamente quando chegam no cliente, por não serem interessantes ou óbvios demais.

O melhor brinde é aquele que a pessoa não tem coragem de jogar fora, de tão bom que ele é. Dessa forma a marca da sua empresa permanecerá por mais tempo com o seu cliente e por não ter sido descartado, não será gerado mais um resíduo.

A seguir algumas dicas de como escolher brindes melhores e mais sustentáveis:

Brindes multifuncionais

Escolha brindes que tenham mais de uma função. Onde, por exemplo, a própria embalagem seja o brinde. Um exemplo é a caixa de vinho que vira luminária.

Além de o vinho ser um presente tradicional dado aos executivos de empresas, mesmo após o seu consumo, ele provavelmente vai manter a luminária em seu escritório ou em sua casa e não vai se esquecer de quem deu. Veja mais sobre a embalagem-luminária aqui.

Sacolas retornáveis

Nos últimos tempos as empresas querendo parecer mais ecológicas começaram a dar de brinde de natal as famosas “eco-bags” ou, como eu prefiro chamar, sacolas retornáveis. Atualmente recebemos tantas sacolas retornáveis que nem temos mais onde guardar e acabamos nos desfazendo. A melhor sacola retornável é aquela que é a mais prática, bonita e que dificilmente vamos esquecer em casa.

Um exemplo é a sacola Biobag, desenvolvida pelo DesfiacocO d.e.s.i.g.n, de Curitiba, e um dos selecionados da Bienal Brasileira de Design. As sacolas desenvolvidas por eles são práticas e funcionais. O formato leve e compacto facilita o carregamento da sacola na bolsa ou no porta-luvas do carro. Kits com mais de uma sacola possobilitam a separação das compras e permitem a melhor distribuição do peso.  O material (nylon) foi escolhido pela resistência, facilidade na limpeza e impermeabilidade.

Calendário

Um dos brindes mais comuns e que muitos acabam adotando é o calendário. Se ele for bonito, pode ser que ele seja escolhido pelo seu cliente para ficar na mesa dele durante um ano, mas certamente, em algum momento, ele será descartado. Que tal dar um calendário permanente?

Encontrei esse modelo e vários fornecedores de brindes, mas não descobri quem é o fabricante. Ele é simples, bonito e tem espaço para que a sua marca seja aplicada de forma criativa e bonita. Feito de metal, ele irá permanecer por muitos anos na mesa do seu cliente.

ONGs e instituições de caridade

Aproveite essa época e ajude instituições comprando os brindes produzidos por eles. Escolha uma instituição em que acredite e que ofereça brindes criativos, duráveis ou feitos com materiais ambientalmente corretos.

Um exemplo são os produtos produzidos pelo Instituto Papel Solidário. Eles têm como finalidade conectar as associações sem fins lucrativos, os negócios sociais, as empresas sociais e os empreendimentos solidários associados para ampliar através do empreendedorismo e da inovação, os impactos e ganhos das ações que desenvolvem nas comunidades onde atuam

Um dos produtos que eles fazem é o Kit Semente. No kit, o papel foi usado para transmitir a sua mensagem de final de ano contém sementes, que podem ser plantadas no vaso que vem no Kit e poderá permanecer por muito tempo na mesa de seu cliente.

Algumas dicas:

  • Escolha brindes multifuncionais
  • Conheça melhor o seu cliente antes de escolher o brinde
  • Utilize materiais ambientalmente corretos
  • Ajude instituições de caridade que produzem brindes criativos
  • Escolha brindes duráveis
  • Beleza é fundamental
  • Criatividade e originalidade fazem a diferença

Caso queiram mais ideias para desenvolver o seu Kit ou estão em dúvida se o brinde que escolheram é realmente sustentável, (ou até pedir um projeto original e personalizado pra sua marca) – contate serviço de consultoria de Elisa Quartim que ficaremos felizes em ajudar.

4 Comente este post

  1. Gráfica e Brindes Says:

    Ótima matéria, os brindes ecológicos além do óbvio que é a proteção ambiental ainda agrega muito valor a marca que está distribuindo, por isso a empresa que distribui só tem a ganhar.

  2. Memory Brindes Says:

    Excelente matéria Elisa, penso que quanto aos brindes também é importante que tenham um uso ou aplicação (não puramente um valor estético) e que sua escolha apropriada consiga um impacto no público alvo.

  3. Sergio Martinho Says:

    A <a href="http://www.seedpaper.com.br&quot;SEED PAPER comercializa brindes ecológicos e produz o PAPEL SEMENTE.
    Somos oriundos do Instituto Papel Solidário, citado na matéria acima e, hoje, somos um dos braços comerciais do Instituto, que aliás, se transformou na Rede Papel Solidário, agregando empreendedores sociais, ONGs, empresas sociais, em prol de buscarmos soluções de sustentabilidade e sempre preocupados com o meio ambiente. Conheçam mais em http://www.redepapelsolidario.org.br.

  4. Renato Costa Says:

    Parabéns pela matéria, realmente as empresas estão começado a pensar em alternativas para para entrarem no mercado sustentável. Eu recebi ano passado do lugar em que trabalho brindes ecológicos como esses: http://www.naturezacomvida.com.br/produtos/31/kit-sementes-de-arvores-saquinho-algodao

    Achei realmente muito legal.

    Abs, Renato.

1 Trackbacks For This Post

  1. Tweets that mention Dica sustentável – Brindes de final de ano | Embalagem Sustentável -- Topsy.com fala:

    [...] This post was mentioned on Twitter by EmbalagemSustentavel, Marco Alvares, Casa Sustentável, limonada, cabde and others. cabde said: Dica sustentável – Brindes de final de ano http://bit.ly/ddj5Is (RT emb_sustentavel) [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também