Projeto Contém Design

Postado em 30 junho 2010 por Elisa Quartim

Projeto concebido pela Assintecal, ApexBrasil e Associação Objeto Brasil com o objetivo de agregar valor às embalagens de calçados, transformando-as em mais um elemento de valorização do produto. Os produtos foram desenvolvidos com exclusividade para cada uma das empresas participantes, todas fabricantes de embalagens – Arte Embalagens, Box Print, Brisa e Colorgraf – e respondem a desafios específicos das estratégias de mercado de seus clientes da indústria de calçados.

Norteada pela busca incessante de inovação em todos os processos da cadeia coureiro-calçadista, a Assintecal decidiu apostar no Projeto para direcionar as fabricantes de embalagens do setor para uma perspectiva voltada ao design e inovação. O foco: transformar a tradicional caixa de sapatos num objeto diferenciado e atraente para oferecer aos consumidores, incluindo opções como pós-uso, facilidades de armazenamento, sustentabilidade, entre outras.

O intuito da iniciativa foi contribuir para a reflexão por parte dos empresários do setor calçadista sobre a importância da incorporação de design à embalagem do produto como diferencial competitivo.

O Projeto conduziu a elaboração de um programa de design para empresas fabricantes de embalagens para calçados, levando aos participantes não apenas um produto-final, como também contatos e novidades sobre o mercado de design brasileiro.

Os designers visitaram as empresas, conhecendo de perto a realidade de cada uma delas, seus processos de produção, materiais utilizados, etc., visando modelos exclusivos de embalagens

Habituada a oferecer soluções para o segmento varejista, a Arte Embalagens aproveitou o Projeto para promover um redirecionamento: desenvolver embalagens para atender a indústria calçadista.

Na primeira reunião com a Benchmark, agência de design que desenvolveu duas propostas, o diretor da Arte Embalagens deixou claro seu anseio pelo uso de elementos diferenciais de design e na escolha de matérias-primas em compasso com a sustentabilidade.

Kraft Bombom

O modelo utiliza papel Kraft, um material reciclado e reciclável, num formato inusitado. O objetivo foi desenvolver uma embalagem ou sistema de embalagem para calçados, trazendo o conceito ecológico e de design diferenciado.

EcoBag Walter Rodrigues

A segunda proposta contempla itens como funcionalidade, sofisticação, sustentabilidade e custo. A agência utilizou o material da Arte Gráfica de outra maneira, colocando o tecido, o ecobag, feito de algodão cru, papel kraft natural, sem uso de corantes ou cloro, produzido a partir de florestas plantadas, apenas sobre a área central do papel. A cola e as tintas usadas são à base de água, a alça e a linha são de algodão. O acabamento inclui aplicação de ilhoses e velcro para fechamento.

O primeiro protótipo da Sacola EcoBag levará o nome da grife Walter Rodrigues, sinônimo de luxo, tanto em passarelas nacionais como internacionais.

Ambas as embalagens são de fácil produção, podem ser expostos em vitrines e também funcionam como display. Além disso, protegem o produto durante o transporte e armazenamento, enquanto no ponto de venda expõem a marca.

Fonte:

http://www.bench.com.br

2 Comente este post

  1. Idely Florence Lelot Says:

    lindíssimas…………..
    Mas…e o preço???

  2. Synesio Says:

    Fraquíssimo!
    A embalagem da Puma é infinitamente superior! A caixa bombom, então… um sistema de fechamento que já existe, não tem nada de novo. Somente adaptaram para o uso em calçados.

    Acho que faltou imersão no desafio e um olhar mais diferenciado com outros pontos de vista.

1 Trackbacks For This Post

  1. Tweets that mention Projeto Contém Design « Embalagem Sustentável -- Topsy.com fala:

    [...] This post was mentioned on Twitter by EmbalagemSustentavel, André Moraes. André Moraes said: Projeto CONTÉM DESIGN http://embalagemsustentavel.com.br/2010/06/30/projeto-contem-design/ via @emb_sustentavel [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também