Projeto Gaia – Whirlpool

Postado em 18 junho 2010 por Elisa Quartim

Prover uma solução ecologicamente correta para as embalagens de produtos entregues no sistema de comercialização porta-a-porta, promover uma logística reversa, resgatar a cidadania em parceria com uma organização não-governamental e aumentar a percepção do consumidor sobre a importância das questões ambientais.

Estes são os objetivos do Projeto Gaia, um dos principais programas de responsabilidade ambiental adotado pela Whirlpool. Implantado em junho de 2003, inicialmente na região da Grande São Paulo e na Baixada Santista, o Projeto conta com uma frota sub-contratada de veículos dedicada à entrega e recolhimento de embalagens nestas regiões.

Durante os anos de 2004 e 2005, o projeto recolheu 24,40 toneladas. Em 2006, foram recolhidas 12,34 toneladas até o mês de setembro. Em 2007, a meta, que era recolher 40% de todas as embalagens de produtos vendidos durante o ano, foi batida com 47,91%, colaborando para minimizar o processo de esgotamento dos aterros sanitários e a disposição de resíduos em lixões. Desde a implantação do projeto, a empresa já captou mais de 70 toneladas de material.

A Whirlpool acredita que a reintegração do material devolvido ao processo produtivo, por meio da reciclagem e reutilização, é fundamental para a Sustentabilidade, pois promove a preservação dos recursos naturais e a inclusão social. Dessa forma, as embalagens doadas são reutilizadas das seguintes formas:

  • empresas que reutilizam o poliestireno expandido (EPS) na confecção de blocos para a construção civil;
  • projetos de integração ambiental na comunidade;
  • empresas de reciclagem;
  • doações para a organização não-governamental SuperEco;
  • embalagem de produtos da própria Whirlpool no processo de transferência entre suas Unidades produtivas.

http://www.whirlpool.com.br/site/p/responsabilidade-social/meio-ambiente/projeto-gaia

1 Comente este post

  1. Idely Florence Lelot Says:

    um bom exemplo!!

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também