Table à 4 – Embalagem para pratos

Postado em 05 abril 2010 por Elisa Quartim

A Barbara Moreira em intercâmbio no Canadá, nos enviou a embalagem para pratos, Table à 4, desenvolvida em seu curso com professor Sylvain Allard. Designer conhecido no Canadá por seu trabalho voltado para a embalagem sustentável em seu curso na UQAM (Universidade de Quebec em Montréal).

Sylvain Allard costuma publicar alguns trabalhos de seus alunos no seu blog Packaging – UQAM, e o trabalho de Barbara foi um dos destaques.

Para esse projeto Barbara considerou o mínimo possível de material para produzir uma embalagem eficiente, protegendo o produto e ainda tornando o produto mais interessante.

Para a embalagem é usado apenas um pedaço de papel corrugado, com 4 cortes, para embalar 4 pratos. Não é necessário o uso de cola.

A embalagem não tem a pretensão de proteger contra uma queda, ao contrário de outras embalagens que na maioria das vezes não vai consegue mesmo, mas faz com que o produto fique mais interessante para a venda. Redução e otimização de materiais são os princípios em torno do qual articulam o desenvolvimento de seus conceitos.

Fonte:

http://packaginguqam.blogspot.com/2010/03/4-table-barbara-moreira.html

http://packaginguqam.blogspot.com/

5 Comente este post

  1. telmo Says:

    PARABENS 0 MEIO AMBIENTE AGRADECE POR INTEIRO

  2. Emílio Martinez Says:

    O papelão ondulado deste projeto protege apenas o primeiro prato quanto a compressão… os demais estão em contato um com o outro, fragilizando toda a pilha no ambiente de distribuição a que são submetidos.
    Graficamente muito bom, tecnicamente péssimo, cerâmica lascou é perda fatal. A chapa de papelão ondulado do tipo face simples, é mais eficaz e hoje pode receber impressão na face corrugada…

  3. Bárbara Moreira Says:

    Oi Emílio e todos do blog!
    Apesar da descrição do projeto no site de Sylvain Allard e das fotos não mostrarem, é utilizado entre cada prato um pedaço adicional de papelão ondulado para proteção dos pratos. São três pedaços no total, já que o primeiro prato e o último estão protegidos quando várias embalagems são empilhadas para transporte. A embalagem externa, valorisada pelas fotos, é responsável pela união firme do conjunto, sua proteção no transporte e apresentação.

    Achei que a utilização do papelão ondulado de face simples seria bem interessante, mas com o empilhamento do transporte seu aspecto ficaria prejudicado para uma posterior apresentação em prateleira.

    Obrigada pelas críticas e sugestões!

  4. Luciana Says:

    Olá Bárbara!!!
    Belo trabalho!!!

    Trabalho com pinturas em porcelana.
    Estou “fechando” algumas coisas tipo: instruções de lavagem, cartões etc e recebi a pouco de uma amiga este email como uma opção de “acomodar’ melhor os meus pratos pintados…
    Gostaria de adquirir estas embalagens, vc comercializa?

    Aguardo o seu retorno

    abç

    Luciana

  5. Elisa Quartim Says:

    Fale diretamente com a Bárbara. Quem sabe ela já esteja comercializando.

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também