Como foi a 2ª Semana da Embalagem, Impressão e Logística

Postado em 01 abril 2010 por Elisa Quartim

Entre os dias 22 a 26 de março aconteceu a 2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística. Fui em busca de novos materiais e tecnologias mais sustentáveis, mas acabei vendo poucas iniciativas nesse sentido.

“Área Verde”

A “Área Verde” criada para ser uma Ilha Temática de Sustentabilidade, tinha poucos stantds em relação ao resto da feira. Esse espaço mostra uma preocupação do setor com o assunto, mas muito pequeno em relação a urgência do assunto. Estavam presentes as empresas:

DIB do Brasil (www.dibdobrasil.com.br)
Faz limpeza Criogênica de equipamentos gráficos com Jateamento com Gelo Seco (CO2). É um método prático, rápido, econômico, eficaz, não-abrasivo comparado com os tradicionais: jato de areia (proibido desde 2004 no Brasil), granalha aço e vidro (agressivo à superfície), solventes etc.. e, acima de tudo, ecologicamente correto, pois deixa-se de utilizar água potável e tendo que tratá-la posteriormente para limpar suas máquinas/equipamentos, além de evitar o descarte de resíduos ao meio-ambiente!

Caixas Net (www.caixasnet.com.br)
Fabricante de caixas e lixeiras para reciclagem de papel. Tem a vantagem de semrem mais baratas e recicláveis.

CRB (www.bergcomercial.com.br)
A CRB é uma empresa que faz a destinação dos resíduos das gráficas. Eles oferecem o serviço de coleta desses resíduos dentro das normas exigidas onde a maior preocupação é o meio ambiente. Certificada pela CETESB dão o destino correto para cada tipo de resíduo.

Neuplast (www.neuplast.com.br)
Empresa de reprocessamento de de resinas poliolefinicas PEAD e PP a partir de produtos de pós-consumo e resíduos industriais. Eles utilizam até 98% de sucata pós-consumo retirando 18 mil toneladas/ano de sucata no meio ambiente.

Rivier Plast (http://www.rivierplast.com.br)
Empresa que faz sacos, saquinhos e sacolas em PP, PE e PEAD. Utiliza em seus produtos o aditivo oxi-biodegradável da Willow Ridge Plastics, Inc. Que faz a desintegração por foto-degradação (U.V.) e por oxidação. O resultado final (segundo eles) é gás carbônico e água (biomassa), totalmente consumível por microorganismos.

Rochmam (http://www.rochmam.com)
Desenvolvem recicladores que recuperam os solventes utilizados na lavagem e no desengraxe de  peças, nos mais variados processos industriais. Através de um processo de destilação, o solvente é separado do poluente (resina, pigmento, tinta, verniz, tinta , óleo, etc. ) e é assim recuperado para a sua sucessiva reutilização. As características do solvente reciclado não são alteradas pelo processo de reciclagem  e, portanto, o solvente pode ser reciclado infinitas vezes. O ciclo é  completamente automático, a ação do operador limita-se ao carregamento do reservatório, a regulagem do tempo e temperatura, e coleta do solvente reciclado ao final do ciclo.

Outros produtos interesssantes da feira

Bio-Circle (www.biocircle.com)
Bio-Circle é um agente de limpeza de sistema, uma alternativa de limpeza aos solventes tradicionais.O líquido de limpeza combinado com os últimos avanços tecnológicos, garantem a remoção de óleo e graxa, mantendo seu poder de limpeza ao longo do tempo, graças à ação natural auto-renovadora proporcionado pela bioremediação.

Reciclean (www.recyclean.com.br)
A Recyclean atua na área da reciclagem de PE, PP e PET. Ela atua na moagem, lavagem, separação, filtragem, secagem e granulação desses polímeros. A partir desses processos obtêm-se um prodututo final granulado, similar a resina virgem.

Conferência Internacional BrasilPack 2010

A Conferência organizada pelo Instituo de Embalagens abordou vários temas relacionados com a sustentabilidade. Vamos ver um pouco do que foi falado.

A queda do muro das embalagens
Assunta Napolitano Camilo – Diretora do Instituto de Embalagens e da Consultoria FuturePack

Assunta apresentou a sua análise das embalagens da Polônia. Antigo páis comunista, que depois da queda do muro de Berlim, resolveu investir na produção de embalagens. Ela apresentou embalagens com altíssima qualidade. Foi observado a grande presenção de embalagens flexíveis e o uso de embalagens mais leves como o caso da cerveja em PET. As embalagens em geral são bem dimensionadas, não havendo desperdício.

Case – Global Packaging do MacDonald’s
Nivaldo Lima – Supply Manager do McDonald’s Brasil

Como já havia mostrado neste post, ele mostrou a globalização das embalagens do McDonald’s. Que antes em cada país era feito de um jeito hoje segue critérios mais rigorosos. No Brasil não houve muita alteração de tamanho ou formato como mostrado no vídeo do post anterior, a mudança principal foi mais visual e de comunicação, mostrando mais os ingredientes de cada produto. Como projetos para a sustentabilidade ele mostrou que todo o óleo usado nos restaurantes do McDonald’s são transformados em Biodiesel. Em alguns lugares eles já colocaram lixeiras para a coleta seletiva que vão para uma cooperativa em Guarulhos. Com isso eles reduziram 40% do total do lixo.

Estudo de Caso Payot
Antonio Celso da Silva

Mostrou a dificuldade de encontrar fornecedores, são poucos nessa área no Brasil. As embalagens de cosméticos acabam sendo mais caras e utilizam em uma mesma embalagem vários tipos de materias. Uma das mudanças que eles tem feito é mudar de PVC para PET que tem mais transparência e brilho. Mudaram da tampa disctop para fliptop nas embalagens de shampoos, diminuindo o desperdício. E o peso da embalagem reduziu em 30%. Além de buscar um novo fornecedor perto da fábrica.

Desafios dos orgânicos
Alexandre Borges – Presidente do Mãe Terra

O 1º desafio foi a mudança na linguagem nas embalagens para que o pelo de sustentável e orgânico fosse mais atrativo. O 2º foi a conveniência, o 3º foi a Eduacação, como comunicar o diferencial da produção orgânica. e o 4º foi a Cadeia de Suprimentos, onde através da análise do ciclo de vida dos produtos ele puderam escolher melhor os seus fornecedores. Uma das dificuldades para a embalagem é que não um conscenso em relação do que é uma embalagem sustentável.

Embalagem – um instrumento estratégico na promoção da sustentabilidade
Paulo Pianez
– Diretor de Sustentabilidade do Carrefour

Uma das principais empresas de varejo no mundo, o Carrefour, pretende em três anos ser referência em sustentabilidade no Brasil. Há cerca de um ano e meio, o Carrefour adotou uma plataforma de sustentabilidade, que resultará em diversas ações envolvendo Consumidor, Comunidade,Colaboradores, Clima e Cadeia de fornecedores. No caso do consumidor, um dos principais propósitos da empresa é a promoção do consumo consciente. Para isso, o Carrefour utilizará a embalagem como meio de comunicação. Os produtos virão embalados com dicas de sustentabilidade, que estejam ligadas ao cotidiano do consumidor para que ele faça compras, cada vez mais, conscientes. As informações estão sendo elaboradas em parceria com o Instituto Akatu.

A conclusão que posso fazer da Semana Internacional é que muito coisa ainda tem que ser feito. Falta interesse nos donos de gráficas na procura de produtos alternativos que buscam um menor impacto, e na maior feira do setor no Brasil só vai começar a apresentar essas inovações a a partir do momento que houver um interesse ou necessidade maior do setor.

http://www.semanainternacional.com.br/

2 Comente este post

  1. Cristovam Peres Says:

    Adorei as novidades. Já conhecia algumas e desconhecia totalmente outras.
    Parabéns a todas as empresas.

  2. Tiago Torres Says:

    Olá gente,
    ficou claro para mim uma busca muito grande dos empresários por embalagens, com um certo ar de luta por sobrevivência. Muita gente interessada nas várias máquinas de fazer saco de lixo plástico. Quem pensava que esse produto iria sumir do mapa… eu não sei não.

    Meu sonho de consumo: máquina de corte e vinco automática (CAD) para produção de modelos de embalagem em papel cartão ainda é um sonho. Um brinquedo de 40 mil Reais.

    Embalagem inflada: quanta versatilidade. Tanque de lavagem cíclica para peças sujas de graxa. As Bactérias digerem tudo. Interessante.

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