Full Circle – vinho em garrafa PET

Postado em 16 fevereiro 2010 por Elisa Quartim

Para uma bebida tradicional como o vinho pode parecer estranho ela ser vendida em garrafa PET, mas esse pode ser um dos caminho para torná-la mais sustentável.

O enólogo neozelandês, Peter Yealands lançou, recentemente, um Sauvignon Blanc batizado de Full Circle, em garrafas PET, sem qualquer rejeição dos consumidores. Além de ser mais prática por ter tampa de rosca e não necessitar de nenhum outro instrumento, ela é mais leve resultando em uma economia de 85% em comparação com o vidro e uma redução de 54% de emissão de carbono.

Um estudo realizado pela “American Association of Wine Economists”, em 2007, aponta que a produção e a distribuição do vinho são responsáveis por 1% das emissões globais de gases de efeito estufa, o que corresponde a 6,3 bilhões de toneladas.

Mas a garrafa em PET tem um porém, o prazo de validade das garrafas plásticas é curto: em torno de nove meses. O que exige que a produção de vinhos seja consumida com maior velocidade do que habitualmente, incentivando o consumo e exigindo um controle mais rígido sobre a venda nos supermercados, empórios e lojas especializadas. Sendo um caminho para vinhos menos nobre.

Fonte: http://super.abril.com.br/

3 Comente este post

  1. garafa de refrigerrante Says:

    quero sa ber o tempo de validade de garrafas petis

  2. embalagemsustentavel Says:

    A validade de garrafa PET depende de várias circunstâncias com espessura e o material a ser embalado.

  3. katia Says:

    É uma pena ver a indústria vinícola num viés tão equivocado. Até alguns fabricantes de água estão retornando e ampliando a distribuição em embalagens de vidro em função da contaminação de produtos químicos muito nocivos como o ftalato e besphenol.
    Alguns países estão restringindo o uso dessas embalagens e evitando que crianças tenham um contato direto em função dos níveis de contaminação.
    Além do mais, o vinho, assim como a água, tem o gosto totalmente alterado pela própria embalagem, recebendo esses indesejados produtos pra dentro do organismo.

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também