Design acessível de embalagem

Postado em 30 janeiro 2010 por Elisa Quartim

A acessibilidade é um dos pontos fundamentais da sustentabilidade que ainda é pouco discutido. Nós não somos todos iguais, alguns tem necessidades especiais e se deparam com dificuldades. E na hora de desenvolver um produtotudo deve ser pensado.

No Brasil começamos a ter um avanço. Uma nova norma da Anvisa publicada no Diário Oficial da União no final de 2009 irá mudar as embalagens de medicamentos. Os fabricantes terão de seguir novas regras como a obrigatoriedade do nome do remédio em braile nas caixas, além da inclusão de informações sobre conservação e prazo de validade do produto após a abertura. O objetivo da medida é tornar os rótulos de medicamentos mais claros e úteis à sociedade.

Um projeto conceitual da designer Andrea Zeman conseguiu através de efeitos táteis, como formas e texturas, uma diferenciação de produto para os deficientes visuais.

Através de entrevisas com cegos, ela percebeu que uma das grandes dificuldades era na hora de usar os temperos. Conversando com eles seguiu alguns critérios que facilitaria a sua diferenciação que são essas.

Formas diferenciadas – A forma é muito importante. Os cegos acabam desenvolvendo uma sensibildade muito grande no tato e conseguem detectar as mínimas diferenças.

Texturas – É tão importante quanto a forma.

Texto Braille – É a maneira mais fácil e mais lógica para diferenciar as embalagens.

Orientação espacial – a embalagem não deve ficar limitada apenas a uma parte de uma área para  chamar a atenção na gôndola. Ela deve ser capaz de se movimentada e guardada em qualquer lugar.

As embalagens de temperos foram separadas em 3 grupos – mediterrâneo, oriental e o de sal e pimenta. Para cada grupo foi feito uma forma diferente. O sal e a pimenta se difenreciam através de texturas). Juntos, eles criam formas com yin e yang.

Cada tempero tem o nome em braile em local adequado para não haver confusão sobre o qual é tempero em que embalagem.

Fonte:
http://www.behance.net/AndreaZeman/

Mais sobre design acessível
http://www.designacessivel.net/

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também