Cartões de visitas sustentáveis

Postado em 27 janeiro 2010 por Elisa Quartim

A rede de Ecoblogs fez um desafio concorrendo à uma bicicleta dobrável Dahon Eco 1 para reciclar um post deles acrescentando mais coisas.

O que eu escolhi foi do cartão da agência Tátil feito com embalagens de TetraPak. O lado prateado leva as informações do cartão e o lado colorido, o logo da marca. Os próprios funcionários levam diariamente à empresa suas embalagens recicláveis para produzir os cartões.

A idéia rendeu à Tátil o prêmio IDEA (International Design Excelence Awards), nas versões nacional e internacional.

Sempre fiquei em busca de uma cartão de vista que me identificasse e que transmitisse conceitos de sustentabilidade. No final  do ano passado criei um feito com carimbo.

A ideia é que o cartão não fique limitado a um só tipo de papel, podendo usar até mesmo o papel que esteja disponível na hora.

O primeiro foi carimbado em papel reciclado da Romitec 100% reciclado (sendo que 30% de pós consumo e 70% de pré-consumo) sem utilização de cloro para branqueamento.

Não fui a primeira a produzir um cartão com essa idéia, apesar de pensar nela desde 2005, mas só agora consegui produzir.

A Fisher Portugal teve uma ideia parecida. Ele é um carimbo que pode ser aplicado em qualquer pedaço de papel. Só achei que eles poderia ter explorado mais a parte gráfica do carimbo.

Já a Sassen Design conseguiu um efeito bem legal explorando a tipografica da marca.

Jamie Wiek criou um modelo bem original. Basta molhar o cartão que em quatro dias já começa a brotar, dando forma à figura do cartão.

Uma das possibilidades é eliminar a tinta do cartão utilizando o relevo seco como o da agência ps.2 arquitetura + design

E sempre há a possibilidade da troca de contatos sem o uso do cartão, com os celulares podemos trocar os contatos na hora sem precisar usar o papel. Pensem nisso…

Fonte:
http://www.ecoblogs.com.br/2010/01/19/cartao-de-visita-feito-de-embalagem-tetrapak/

4 Comente este post

  1. Aline Costa Says:

    Gostaria de saber o que a empresa Tatil usa para fixar a logo e o nome do colaborador, na embalagem TetraPak. É tinta? Obrigada.

  2. embalagemsustentavel Says:

    É impresso em serigrafia com tinta própria.

  3. Cleisson Says:

    Muito legal.
    Todos em defesa de um mundo sustentável.

  4. feliciano Says:

    estas ofertas estan muy bien , pero me parecen obsoletas . el papel reciclado resulta mas caro y para unas targetas tienen un tacto que te invitan a lanzarlas y perderlas, no cumplirian su funcion y aumentaria la cantidad de basura

1 Trackbacks For This Post

  1. Findout fala:

    [...] http://embalagemsustentavel.com.br/2010/01/27/cartao-vista-sustentavel/ [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também