Casca como embalagem

Postado em 13 janeiro 2010 por Elisa Quartim

Inspirado no post escrito pela Carol Hoffmann no Amenidades do Design, resolvi mostrar embalagens populares que usam a casca ou algum outro produto natural para embalar.

O que foi no mostrado no post foi esse feito de casca de bananeira,que ganhou a competição do Designboom “Dining in 2015″ desenvolvido pelo designer israelense Tal Marco. A folha da bananeira também possui boas propriedades como sua superfície “encerada”, é flexível e pode ser dobrado de diferentes maneiras.

No Brasil ainda se encontra em vários lugares doces vendidos em palha, como o doce de leite ou a bananada. Porém o último doce que comprei, em uma parada na estrada, acabou vindo com um plástico dentro além da palha, mostrando que este tipo de embalagem é funcional desde que não seja distribuído em locais muito distantes de onde é produzido, caso contrário vai utilizar uma outra embalagem como o plástico.


Já na pamonha a casca do milho faz parte do cozimento do doce. Ajuda a dar o formato e consistência, não dependendo de outra embalagem. Mas também deve ser servido na hora, ou congelado para depois esquentar na hora (como já vi uma vez).

Ou seja, devemos aproveitar as nossas tradições, pois na intuição já sabíamos como conservar um produto sem muita complicação ou tecnologias caras. Aproveitar o que a natureza nos dá de melhor.

Fonte:

http://carolhoffmann.blogspot.com/

2 Comente este post

  1. Érica Sena Says:

    Oi,
    sigo vcs no twitter e sempre acompanho seus posts.
    Parabéns pelo trabalho.

    Tenho um blog ambiental, PENSAR ECO, É LÓGICO, ficarei feliz com a visita.

    Feliz 2010!
    Ecoabs,
    ÉRICA SENA

    http://pensareco.blogspot.com/

  2. Danilo Conti Says:

    A aparência destas embalagens artesanais dão água na boca! Parece um doce de vovó.

2 Trackbacks For This Post

  1. uberVU - social comments fala:

    Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by emb_sustentavel: Casca como embalagem: Inspirado no post escrito pela Carol Hoffmann no Amenidades do Design, resolvi mostrar embal… http://bit.ly/7WExcf

  2. Embalagens tradicionais japonesa « Embalagem Sustentável fala:

    [...] Abril 1, 2010 por embalagemsustentavel As embalagens japonesas são conhecidas por sua qualidadevisual e técnica. Algumas delas se inspiram nas embalagens tradicionais da cultura que eram feitas com materiais naturais como folhas e bambu. No Brasil também temos alguns exemplos como mostrei neste post. [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também