Na categoria | Reciclagem

Natal no Conjunto Nacional com material reciclado.

Postado em 23 dezembro 2009 por Elisa Quartim

O Conjunto Nacioanl em São Paulo é um dos mais antigos edifícios comerciais de São Paulo formado por escritórios e uma galeria de lojas.

A implantação do programa de coleta seletiva no Conjunto Nacional, em 1992, deu início a um processo de transformação do lixo em arte e geração de renda, com a criação do Natal Nacional, em 1999.

O projeto baseado em três fundamentos:

  • Ecológico (utilização de materiais recicláveis)
  • Artístico (concepção da decoração natalina baseada na cultura brasileira)
  • Social (participação da comunidade na confecção dos artefatos)

O edifício ostenta, em sua fachada e galerias, uma inovadora decoração natalina elaborada com materiais recicláveis e reutilizáveis. As peças decorativas são confeccionadas a partir de componentes separados do lixo gerado pelo próprio edifício, que é um dos maiores pontos de arrecadação de recicláveis do país.

O Natal Nacional preserva o meio ambiente impedindo que toneladas de materiais que podem ser reaproveitados tenham como destino o acúmulo em lixões e aterros.

Anjos e arcanjos constroem uma árvore de Natal com material reciclado, na Fábrica de Brinquedos do Conjunto Nacional, em SP.

Antes deste projeto eram jogados fora
1 tonelada de papel
250.900 garrafas pet
18.700 cds
13.900 descartáveis (pratos, facas, colheres, copos)
5.000 latas de alumínio
800 embalagens longa vida
900 disquetes

Depois do Natal Nacional
O lixo é transformado em centenas de adereços, molduras, flores, folhas, bolas decorativas, asas de anjos, pedras “preciosas”, frutas.

Latas de alumínio, papel jornal, embalagem de leite e mais de 50 mil garrafas PET foram usados na decoração do edifício na Avenida Paulista.

Brinquedos da Oficina dos Anjos.

Toda a parte artística é desenvolvida pelo cenógrafo Silvio Galvão, que fazia o cenário do Castelo  Rá-Tim-Bum, da TV Cultura.Desde 2001, é responsável pela criação dos projetos e execução dos presépios com extrema competência.

O responsável pela montagem e execução da fantástica logística que consegue orquestrar o trabalho de pessoas de diversas origens e locais da capital é o mestre artesão Sandro Rodrigues.

Com o objetivo de profissionalizar o processo de produção e formar uma equipe, em 2004, foi criada a Cooperaacs, que assumiu a execução do Natal Nacional, e também é responsável pelo recolhimento diário dos recicláveis produzidos nas unidades do edifício, transformando grande parte desse material em adereços e esculturas.

O custo total do projeto é sempre inferior do que se gasta com a locação de enfeites tradicionais para as decorações natalinas apresentadas por grandes lojas ou shoppings centers. Todos os profissionais que trabalham para a realização do Natal Nacional são remunerados.

A locação de adereços natalinos, que atende a padrões estrangeiros e apelos meramente consumistas expostas nos demais centros comerciais é, aqui, substituída por uma mensagem da possibilidade de transformação dos materiais e profissionalização de pessoas.

Matéria sobre o programa de coleta seletiva e a decoração de natal do Conjunto Nacional. Programa Ação (Globo) – Dia 07/11/09
Matéria sobre a decoração de natal do Conjunto Nacional. Programa Bom Dia SP (Globo) – Dia 10/12/09
Realização
Criação e direção artística
Silvio Galvão
Cenógrafo, ex-Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura
Mestre Artesão
Sandro Rodrigues
Líder da equipe de produção e presidente da Cooperaacs

Execução

Data
Até 10 de janeiro de 2010
Horário de Funcionamento
Centro Comercial (Piso Térreo)
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 22h
Fonte:

0 Comente este post

1 Trackbacks For This Post

  1. Tweets that mention Natal no Conjunto Nacional com material reciclado. | Embalagem Sustentável -- Topsy.com fala:

    [...] This post was mentioned on Twitter by Vale do Cerrado, ana. ana said: Decoração natalina com material reciclado http://embalagemsustentavel.com.br/2009/12/23/natal_nacional/ [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também