Redução de embalagens de Natal

Postado em 16 dezembro 2009 por Elisa Quartim

Chegou o fim de ano e as famosas troca de presentes. Pode ser para o amigo secreto ou para um parentes, mas uma coisa é certa, todos serão embrulhados para presente de alguma forma. Dos presentes que damos até aqueles que recebemos acaba sobrando muito lixo e o que podemos fazer para diminuir esse lixo?

Aqui vão algumas dicas:

Na loja:

  • Escolha os presentes que vêm com pouca ou nenhuma embalagem ou são embalados em materiais facilmente recicláveis ou tipos de plástico como (PET), (PEAD), e (PEBD).
  • Se você tiver que comprar um produto com excesso de embalagem, abra na loja e deixe a embalagem com o caixa. Verifique se eles separam o lixo e se vai entregue para a reciclagem.
  • Traga suas próprias sacolas para carregar as compras para casa de forma sustentável.

Na caixa:

  • Se os presentes vêm protegidos com isopor, plástico bolha, bolsas com ar e outros materiais de embalagem, reutilize para os presentes que você vai dar.
  • Para uma alternativa de embalagem para proteção biodegradável, estoure um lote de pipocas sem óleo e use para substituir o isopor.
  • Corte caixas de papelão ondulado em tiras. Enrole cada um bem firme e coloque eles embaixo e em torno dos itens que serão enviados. Deixe-os se desenrolar ligeiramente após a colocação para que funcione como almofadas para amortecer o impacto.
  • Crie o embrulho com mapas desatualizados, páginas de quadrinhos, jornais, restos de papel de parede, sacolas de compras, ou qualquer outro material de grandes dimensões que você tenha na mão. Se o papel está em branco, você pode decorá-lo com seus próprios motivos de férias.
  • Embrulhe os presentes em outros presentes como toalhas, bandanas, cestas ou sacolas, ou faça suas próprias sacolas reutilizáveis.
  • Evite dobrar em papel metalizado, pois ele não é reciclável.
  • Decore seus presentes com produtos naturais, como pontas verdes, trigo, pinhas, ráfia, gramíneas ornamentais, e outros elementos biodegradáveis.
  • Laços e fitas deve ser de preferência de fonte renovável ou biodegradável, como os feitos de algodão ou de papel.

Durante e depois da celebração:

  • Desembrulhe os pacotes com cuidado e reserve o papel de embrulho para reutilização. Pedaços grandes podem ser usados para embrulhar itens menores sem vincos.
  • Guarde os cartões de natal que você recebeu. Corte as capas para usar como etiquetas de presente para o próximo ano.
  • Guarde as caixas de presente, papel de seda, laços e fitas que você ganhou, e provavelmente você nunca precisará comprar esses itens de novo!
  • Ainda se afogando nos isopores e outros materiais de revestimento? Primeiro, verifique se o isopor, muitos hoje são feitas de amido de milho natural e dissolve na água sem grandes danos. Teste um na sua pia, se ele derreter, você pode fazer a compostagem. Caso seja feito de isopor, plástico-bolha, ou outras embalagens, veja as empresas de transporte, museus, ou as lojas querem.
  • Se você se encontrar com pedaços maiores de isopor moldado como aqueles usados para proteger eletrônicos e outros itens frágeis em suas caixas, pesquise qual cooperativa da sua cidade recicla esse tipo de material.

Vejam alguns exemplos:

Com enfeites de tecido e cordão em ráfia que podem ser reutilizados.
http://www.flickr.com/photos/lilfishstudios/2709813785/in/pool-nice_package

Você pode usar folha de jornal e revistas para enfeitar o pacote.
http://www.flickr.com/photos/almostbunnies/2491600705/in/pool-nice_package

Folhas secas, pout-pouri e palha para decorar e fechar.
http://www.flickr.com/photos/17058767@N06/2481668446/in/pool-nice_package

Reciclando materiais. Caixa de leite, papel de pão, borboleta de sementes, flores secas.
http://www.flickr.com/photos/julianacs/1556519465/in/pool-nice_package

Saquinho decorado que dá vontade de usar sempre. Vejam o tutorial:
http://alittleredribbon.blogspot.com/2009/11/linen-drawstring-giftbag-tutorial.html

Faça seu próprio saquinho em crochet.
http://www.flickr.com/photos/ellebeestudio/3023397294/

Essas dicas vão ajudar a ter um fim de ano um pouco mais sustentável, aumentando ainda mais o Espírito de Natal.

O Espírito de Natal nada mais é do que a união de todos e de tudo que vive neste planeta.

Fonte:

http://www.seventhgeneration.com/

http://www.noupe.com/inspiration/

2 Comente este post

  1. Jan Says:

    Elisa bom dia. Sei que este post é de 2010 mas o assunto ainda é atual. A sua recomendação “Não use laços ou fitas, decore seus presentes com produtos naturais, como pontas verdes, trigo, pinhas, ráfia, gramíneas ornamentais, e outros elementos biodegradáveis.” não é válida pois fabricamos laços e fitas de papel Kraft com cordão de algodão e tinta á base de água, um produto 100% biodegradável.
    No ano passado enviei a v. um texto á respeito pois somos a única indústria no Brasil que fabrica estes produtos em papel. Gostaria d ediculgar o assunto, no ewntanto me parece que o texto não foi publicado. se ainda for de seu interesse ficaríamos felizes de contribuir com o tema.

  2. Elisa Quartim Says:

    Jan. Atualizei o post.
    Obrigada, Elisa

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também