Na categoria | Cursos

Tags | ,

Brazil Design Week

Postado em 12 novembro 2009 por Elisa Quartim

bdw_marca

Semana passada, de 3 a 6 de novembro, aconteceu o Brazil Design Week em São Paulo. Um grande evento  que ocorreu na mesma senana que é comemorado o dia do Design (5 de novembro).

Exposições e uma feira com as principais empresas do setor participaramem paralelo às palestras e workshops e eram abertas ao público.

Trade Show

BDW trade

Mais de 40 estandes entre escritórios de design, agentes de fomento e patrocinadores, distribuídos em uma área total de 1.500 m2 de exposição. Vejam a foto. Os móveis forma fornecidos pela Klabim e foram feitos de papel reciclado. O que mais gostei é que todos os móveis se encaixam e ocupam pouco espaço antes e depois do evento. Não sei se é reaproveitado.

Exposições

FRENCH OBSERVEUR
Uma exposição que traz diversos trabalhos premiados no Observeur du Design, um dos principais prêmios de design no mundo.

BRAZIL DESIGN AWARDS 2009
Em sua primeira edição, premiará os melhores trabalhos nas categorias Identidade Visual, Embalagem e Ambientação.

FESTIVAL CANNES 2009
Presença confirmada dos premiados 2009 na categoria Design do maior festival mundial de comunicação.

Seminários
Os Seminários Setoriais trouxeram quatro grandes temas: Casa e Construção, Tecnologia, Máquinas e Equipamentos, Alimentos e Bebidas e Moda.

Workshops
Ministrado por palestrantes nacionais e internacionais, profissionais convidados e empresários associados da Abedesign, os Workshops foram focados no desenvolvimento das especialidades do design para um público limitado e exclusivo de profissionais e estudantes, criando uma oportunidade única para se compreender melhor os insights, as tendências e as soluções que guiarão o mercado durante os próximos anos.

Fóruns
Os Fóruns de Discussão trouxeram assuntos relacionados ao fomento, estruturação político-econômica e desenvolvimento de mercado. Os temas foram Ensino, Indústria e o impacto do design em seu rendimento, Políticas governamentais de fomento ao design e por fim o de Sustentabilidade que vou falar um pouco do que aconteceu.

Fórum Políticas de Sustentabilidade – O papel do design

Vou falar um pouco mais do fórum de sustentabilidade pois os assuntos apresentados estão diretamente ligados a este blog. Foram apresentados cases empresariais, nacionais e internacionais, demonstrando como o design construiu diferença e criou valor através de um tema tão complexo e desafiador como a sustentabilidade.

A mediadora do fórum foi a Gisela Schulzinger da Haus Design e da ABEDESIGN

- Isabella Salibe – ABRE

A abertura foi feita por Isabella Salibe da ABRE que mostrou o que já foi feito pela ABRE como a cartilha de de Diretrizes de Sustentabilidade já mostrados aqui e a de rotulagem ambiental (veja o link aqui). Mas a grande novidade foi o lançamento da campanha “A embalagem construindo a sustentabilidade”. Vejam aqui o folheto da campanha.

cabecalho

A campanha tem como objetivo mostrar a embalagem como uma das ferramentas que viabiliza a sociedade atual, sendo um instrumento fundamental aliado à preservação da vida, saúde e recursos naturais. E para a campnha foram criadas marcas que incentivam as pessoas a separar o lixo.

eu reciclo

- Ver. José Luiz Penna – Partido Verde
Ator, músico, cineasta e presidente nacional do PartidoVerde. É um grande aliado do design no governo. Ele fez um projeto para que o dia 16 de setembro seja o Dia do Design Sustentável. Essa data foi escolhida por ser o mesmo dia do Dia Mundial da Proteção à Camada de Ozônio.

- Anne Marie Boutin – APCI

Anne Marie Boutin é o presidente da agência francesa de design promoção, APCI, que ela fundou em 1983. A agência tem como objetivo promover a causa do design em toda a França para empresas, organismos públicos, empresas de consultoria e público em geral, e para promover o design francês no estrangeiro.

Ela falou da importância do design para a inovação de produtos (um dos principais temas falados do BDW) e que o design não é apenas estético sendo imprescindível para a sociedade de hoje.

- Renato Wakimoto – Johnson & Johnson

É diretor de embalagens para América Latina na Johnson & Johnson. Mostrou alguns cases desenvolvidos pela a agência interna localizada em Nova York. Não tenho imagens dos produtos, mas assim que conseguir coloco aqui.

Kit primeiros socorros- Produzido com polpa de papel, vem em kits separados, não precisando comprar o kit inteiro na hora que acabar.

New Aveena – Nova marca comprada pela Johnson & Johnson, vem agora em plástico reciclado e tem a opção de refil.

Wave (massageador facial) – a nova embalagem foi reduzida para diminuir a quantidade de material usado.

Tylenol Precise – 30% do material do cartucho é reciclado.

- Fernanda Messias -MDIC
Fernanda Bocorny Messias é arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Brasília em 1990. Além da arquitetura, atuou em marketing na IBM Brasil e como consultora no Ministério do Meio Ambiente em resíduos sólidos, edificações sustentáveis e gerencia de projetos. Desde 2001 responde pelas áreas de design e gestão ambiental do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Coordena o Programa Brasileiro de Design.

Ela falou um pouco sobre os inventores na  história da produção, onde se acreditava que a natureza era uma fornecedora inexaurível de recursos, coisa que hoje sabemos que não é verdade. Colocou o designer como o novo inventor do século XXI, onde ele tem a capacidade de criar novos produtos mais sustentáveis e aumentando o valor de produtos já existentes.

- Alessandro Mendes – Natura
Alessandro é engenheiro químico graduado pela Technische Universität Hamburg-Harburg (Alemanha); atuou como responsável pelo desenvolvimento de embalagens da linha Natura Ekos, entre outros.

Ele falou que a Natura faz Análise do Ciclo de Vida desde 2002 e mostrou a importância de identificar as etapas de produção para poder reduzir os materias e seus impactos. E que em breve eles poderão colocar nas embalagens a emissão de CO2 de cada produto nos rótulos da embalagem.

chronos2

Natura Chronos – embalagem composta por pote cristal injetado, tampa de duas peças e caneca refilável
Sistema de encaixe do refil por abas móveis. Inclusão de uma tampa plástica com encaixe para a espátula. Por não ter fundo eles tiveram uma grande economia de material.

E mostrou a tabela ambiental, como a tabela nutricional, ela mostra o compromisso da Natura com o meio ambiente mostrando com clareza os materias do produto no rótulo.

tabela ambiental

- Sergio Eduardo de Oliveira Campos – Klabin
Engenheiro de produção pela Escola Politécnica da USP, atua no setor de papel e celulose desde 1988. Com passagem pelas áreas de desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de negócios, marketing e consultoria em projeto de investimento é, hoje, gestor de produtos da Unidade Cartões da Klabin S.A.

klabin

Ele mostrou o manejo florestal que é feito para a produção do papel. Todo o papel vem de áreas de reflorestamento e junto dessa área sempre tem uma outra de mata nativa. O manejo das florestas plantadas representa a fixação de 25 a 30 ton de CO2 por hectare/ano.

- Adélia Borges – Bienal Brasileira de Design
Jornalista, curadora especializada em design e professora de História do Design. É autora de seis livros na área. Foi diretora do Museu da Casa Brasileira. É curadora da Bienal Brasileira de Design Curitiba 2010 onde o tema será o Design & Sustentabilidade, ela acontecerá nos dias17 a 31 de setembro de 2010.

Ela falou um pouco sobre o que vai acontecer na Bienal e seus preparativos. E falou que um dos desafios foi encontrar iniciativas exempleras. A Bienal é uma promoção do Centro de Design do Paraná.

condor

Um dos exemplos foi a Vassoura da Linha Brilhant da Condor feita em PET

No final todos se reuniram para perguntas.

http://www.bdw09.com.br/

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também