Na categoria | Design de Embalagem

Embalagem de farinha muda de ráfia para papel.

Postado em 25 agosto 2009 por Elisa Quartim

Werner

O Moinho Catarinense, dono da marca Werner, passa a utilizar sacos de papel dotados de uma válvula soldável por ultrassom. Trata-se de uma proposta da Klabin para substituir as embalagens rústicas de ráfia usadas para acondicionamento de grandes volumes de farinhas e preparados para panificação.

A válvula, um prolongamento similar a uma manga, enxertado no topo dos sacos, facilita o enchimento em linhas de automatização avançada, minimizando perdas nas usinas de moagem. Após o enchimento essa válvula é fechada por um sistema de ultrassom, tornando a embalagem inviolável. A válvula também facilita a manipulação dos confeiteiros e padeiros: facilita o despejo e a dosagem dos ingredientes.

A válvula é uma solução para impedir os vazamentos corriqueiros dos sacos de ráfia. Como sua trama é permeável, e as costuras de boca são muitas vezes precárias, há muita perda de material por permitir contaminações dos produtos atraindo, no ambiente de estoque, roedores e insetos. Além da ráfia ser um prolipropileno, derivado da nafta, que por sua vez é um derivado de petróleo que é uma fonte não renovável.

O papel da embalagem tem certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal), que garante sua procedência de fontes naturais corretamente administradas, é reciclável e biodegradável.

Sustentabilidade também é criar novas formas de evitar o desperdício de material.

Fonte: http://www.embalagemmarca.com.br/

2 Comente este post

  1. criadera Says:

    Oi Elisa! parabens pelo trabalho no site. To deixando um convite a você e a todos que quiserem conhecer o meu tmb, de design sustentável e permacultura. http://criadera.wordpress.com
    bjs, Roberta

  2. Tiago Torres Says:

    É por aí… Se pode para saco de cimento…

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também