Programas online comparam impacto ambiental de embalagem

Postado em 07 agosto 2009 por Elisa Quartim

Cada vez mais as empresas se preocupam em vender suas embalagens como mais “ecológicas”, sendo um diferencical de seu produto. Porém assegurar que essa informação é realmente verdadeira tonra-se essencial não apenas para a confiança do consumidor, mas como parte do negócios.

Abaixo algumas ferramentas e serviços criados para medir o impactos mais importantes.

Walmart Sustainable Packaging Scorecard

www.scorecardmodeling.com

Lançado a um pouco mais de um ano, a Scorecard da Wal-Mart já faz parte do cenário do desenvolvimento de embalagens. Causou muita polêmica no seu início, fazendo com que seus formecedores reavaliassem suas embalagens, pois foram obrigados a traduzir seu processo de embalagens em números.

Criticados por alguns por não ir longe o suficinete e por outros por ir longe demais, Scorcard conseguiu em pouco tempo o que muitas leis e regras não conseguiram, que é mostrar aos fabricantes o que representam os seus impactos e fazer com que esses dados fiquem disponíveis.

Compass

compass2

https://www.design-compass.org/

COMPASS (Comparative Packaging Assessment) é um programa que permite profissionais de embalagem comparar o impacto ambiental nos seus projetos de embalagem, abordando o ciclo de vida da embalagem.

COMPASS ajuda designers de embalagens a selecionar melhor o material de suas embalagens e nas decisões do início do projeto. O programa permite comparar até 4 embalagens primárias e secundárias e sistemas de embalagens, com umrápido sistema visual e um conjunto de parâmetros ambientais.

Ele avalaia o consumo dos recursos naturais, as emissões, e atributos como material de saúde, reciclado ou matéria virgem e resíduos sólidos.

COMPASS foi desenvolvido pela Sustainable Packaging Coalition® (SPC), um projeto do instituto sem fins lucrativos GreenBlue ®, e é informado pelas partes interessadas conhecimentos a partir da embalagem da cadeia de abastecimento, bem como peritos suprimentos de embalagem e em análise do ciclo de vida.

UL Environmental Claims Validation™

UL

www.ulenvironment.com

Com o aumento da demanda de produtos sustentáveis, a Underwriters Laboratories (UL) sentiu que era hora de  colocar seus 115 anos de experiência em um próximo nível. Anunciou dois novos programas para testar e certificar produtos amigos do meio ambiente.

UL convida os fabricantes para apresentar seus produtos para testes e validação créditos ambientais.

Esta validação reforça e apoia a credibilidade das alegações sustentabilidade, contribuindo para o fim da confusão e dar aos fabricantes, que escolhem a validação UL,  uma vantagem competitiva.

Carbonfund.org

carbonfree

www.carbonfund.org

Tem como objetivo de aumentar a medição de redução de impacto em todo o negócio, não apenas na embalagem.

Carbonfund.org EUA é a líder, sem fins lucrativos, em assessoria de compensação de carbono. Seu objetivo é tornar fácil e acessível para todos, o calculo da pegada de carbono e compensaro que foi verificado com créditos de carbono ou compensações para neutralizar a sua pegada.

Um negócios típico CarbonFree inclue: economia de energia e papel nos escritórios; produtos certificados CarbonFree; negócios/processos industriais; transporte; viagem de negócios, conferências, eventos; e muito mais.

Seu programa de parceria CarbonFree oferece opções flexíveis para ajudar as empresas a reduzir a sua pegada de carbono a zero através de compensações e reduções. O programa é projetado para ajudar os parceiros a cumprir metas e redução de carbono e ajudar as empresas a comunicar seus esforços para os clientes, empregados, mídia, acionistas e outros interessados.

Packaging Impact Quick Evaluation Tool (PIQET)

http://www.sustainablepack.org/research/subpage.aspx?PageID=10&id=9

Criado pela Sustainable Packaging Allianceda Austrália o programa tem como objetivo incluir indicadores-chave e metas de desempenho para que as empresas, em todos os sectores da indústria,  aumentem o seu empenho em reduzam o impacto ambiental da embalagem.

Seu acesso é online, com base na web, sistema de segurança e proteção de dados e pode importar dados. É fácil de usar. Tem visualização rápida ou mais detalhada. Integração com Embalagem Pacto Nacional indicadores-chave de desempenho (KPI’s), metas e relatórios

Foco ambiental integrado com as gestão ambiental da empresa. Integração com os indicadores-chave de desempenho do National Packaging Covenant (KPI’s). Demonstra o uso do Environmental Code of Practice for Packaging (ECoPP). Baseada na avaliação do Ciclo de Vida e sua validação.

Fonte: http://www.packagedesignmag.com/

Lógico que uma pesquisa mais aprofundada e personalizada, através da Análise do Ciclo de Vida, é sempre melhor. Além do que, essas ferramentas consideram apenas a realidadede de outro país, mas mesmo assim, vale a pena testar. Melhor um cálculo mais ou menos do que nenhum cálculo.

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também