Unpackaged – Loja sem embalagem

Postado em 07 junho 2009 por Elisa Quartim

A maioria dos produtos orgânicos, geralmente acabam esquecendo de pensar em uma embalagem que tenham um impacto menor no meio ambiente, e todo o trabalho na hora da produção do alimento, perde quando embalado em uma embalagemmal pensada.

Mas uma loja em Londres foi além disso, vende seus produtos sem embalagem. É a Unpackaged.

unpackaged2a

A loja vende produtos orgãnicos de produção local, com prioridade para cooperativas e redes sociais. A comunidade traz a sua própria embalagem, como sacolas, potes e caixas.

Para o próximo ano também haverá um serviços de entrega para escritórios locais. Eles irão entregar sabonete líquido, papel higiênico, chá, açúcar e outros produtos não-perecíveis ecológicos.

unpackaged3a

unpackaged

O design da loja foi projetada pela Multistorey.  O logotipo da loja foi inspirado nos potes multiuso usados na loja. A loja foi construida em uma antiga mercearia e toda a sua comunicação foi baseada nela.

unpackaged4a

Os recipientes para grãos foram inspirados no piso que já existia na loja, em branco e preto.

unpackaged5a

Os recipientes tem o mesmo formato de pote do logotipo.

unpackaged6

Caixas de madeira e outros recipientes retornáveis que chegam do fornecedor são usados para expor os produtos. E logo na vitrine, usando a mesma imagem do logo, apresenta o conceito da loja para quem está passando.

unpackaged7

Caso o consumidor não leve a embalagem, eles tem disponível embalagens que o consumidor pode levar emprestada uma com o compromisso de devolver.

unpackaged9

Para a inauguração da loja foram desenvolvidos convites utilizando embalagens de cereais e sabão em pó. Foi colado por cima delas uma estampa com as informações da loja e o diagrama que explica o funcionamento da loja.

unpackaged10

No fim o que ficou claro pra mim, é que apesar de se vender como um loja sem embalagens, ela teve que desenvolver embalagens para poder guardar, proteger e expor seus produtos, funções básicas da embalagens que não podemos esquecer e por isso dela dependemos, apenas devemos repensar em como desenvolvê-las.

Design: http://www.multistorey.net/pf_unpackaged.html

http://beunpackaged.com/

2 Comente este post

  1. Mª Rosário Saldanha Says:

    É uma ideia exdelente que deve ser seguida por mais pessoas

  2. Daniel Campos Says:

    Sensacional!
    Empreendedorismo quando aliado a EcoConsciencia dá nisso: projetos maravilhosos!

    parabens querida
    abraços

    Daniel

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também