Consumo consciente de embalagem

Postado em 04 junho 2009 por Elisa Quartim

cce_02

O Ministério do Meio Ambiente criou uma cartilha para os consumidores de consumo consciente de embalagens Tem várias dicas legais e separa o trecho que fala sobre ecodesign. Vejam:

Ecodesign

É todo o processo que contempla os aspectos ambientais onde o objetivo principal é projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que de alguma maneira irão reduzir o uso dos recursos não-renováveis ou ainda minimizar o impacto ambiental dos mesmos durante seu ciclo de vida. Isto significa reduzir a geração de resíduo e economizar custos de disposição final.

Ecodesign é uma ferramenta de competitividade utilizada pelas empresas nas áreas de arquitetura, engenharia e design, tanto no mercado interno quanto externo, atendendo novos modelos de produção e consumo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável através da substituição de produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente.

Segundo Ezio Manzini, ecodesign é a “atividade que, ligando o tecnicamente possível com o ecologicamente necessário, faz nascer novas propostas que sejam social e culturalmente aceitáveis.”

Alguns princípios de ecodesign já estão sedo incorporados pela indústria, como:

  • Escolha de materiais de baixo impacto ambiental: menos poluentes, não tóxicos, de produção sustentável ou reciclados, ou ainda que requeiram menos energia na fabricação;
  • Eficiência energética: minimização do consumo de energia para os processos de fabricação;
  • Qualidade e durabilidade: produtos mais duráveis e que funcionem melhor, a fim de gerar menos lixo;
  • Modularidade: objetos com peças intercambiáveis, que possam ser trocadas em caso de defeito, evitando a troca de todo o produto, o que também gera menos lixo;
  • Reutilização/Reaproveitamento: projetar produtos para sobreviver ao seu ciclo de vida, podendo ser reutilizados ou reaproveitados para outras funções após seu primeiro uso.

A cartilha completa vocês podem ver nesse endereço:
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=133

Vejam também dicas de consumo consciente feitas pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
http://www.brde.com.br/asse_midia_consumo.asp

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também