O que fazer com as embalagens metalizadas?

Postado em 28 maio 2009 por Elisa Quartim

As embalagens metalizadas são usadas para salgadinhos, café, biscoito e sopa. Até existe a tecnologia para reciclar, mas poucos conseguem. Então o que fazer com ela?

Já foi desenvolvido um novo material metalizado biodegradável, que ainda não existe no Brasil.

A organização mexicana Barcel do Grupo BIMBO será a primeira empresa no mundo a usar embalagens metalizadas biodegradáveis para seus salgadinhos. Essas embalagens tem previsão de se desintegrar em um período máximo de 3 a 5 anos. Ela tem um aditivo que degrada o material assim que sua vida útil é completada. Essa tecnologia foi criada pela ingleza Synphony Plastics. Elas foram projetadas com o objetivo de conservar sua frescura, sabor e características da mesma forma que as tradicionais.

A previsão para a entrada dessa embalagem será no final de 2010.

Fonte: http://www.envapack.com/envases_empaques1324.html

Takis

Como os salgadinhos americanos Fisher’s Chefs Natural Baking Nuts, que estão usando embalagens de com o material feito de fontes renováveis, conforme o press release deles. A substituição do filme metalizado foi feita sem sacrificar a barreira contra ar. Além disso, a empresa está fazendo esforços de reduzir a energia gasta na produção do produto e continua pesquisando novos materiais para reduzir o lixo.

http://www.fishernuts.com

Fonte: http://www.environmentalleader.com/2009/05/01/fisher-ditches-mylar-for-sustainable-packaging/

Fisher Ditches

Nos EUA os salgadinhos Frito-Lay, anunciou uma nova parceria com a TerraCycle que já escrevi aqui no blog. Eles vão adquirir as embalagens e delas produzir produtos como sacolas com seus salgadinhos, evitando que vire lixo. Através desse programa conjunto, os consumidores e grupos de comunidades locais podem vender suas embalagens usadas para a TerraCycle e ganhar dinheiro eassim evitar que elas vão para os aterros.

Fonte: http://popsop.com/26450

fritola_bags

E, por fim, um passo a passo de como fazer fios com BOPP metalizado. Que pode ser usado para fabricação de bolsas e bijuterias.

http://www.esnips.com/doc/65b58c7a-548e-4c77-ad0f-eb4ce8669fd8/Reciclagem—Fio-feito-de-embalagem-de-salgadinhos

Bijou_metal

7 Comente este post

  1. Encontre Gráfica Says:

    Bem legal o post, parabéns!

  2. NMonteiro Says:

    Olá,

    Adorei o post e inclusive me ajudou em um trabalho acadêmico. E falando nisso, gostaria de saber se vc conhece algum site/ ou trabalho para me indicar que trate da reutilização de embalagens metalizadas para diversos fins.
    Desde já agradeço se puder me ajudar!

  3. embalagemsustentavel Says:

    Não conheço nenhum site especializado. Encontro só algumas citações em diversos sites. Se alguém souber pode comentar aqui.

  4. Emílio Martinez Says:

    Execelente informação, adoro seu trabalho de pesquisa e divulgação sobre embalagens.

  5. joao Says:

    eu gostei muito dessa pasta

  6. otair Says:

    Não concordo.
    Com esses produtos ai sim que as embalagens vão para o lixo. Tem sim com utilizar esses materiais mistura plástico alumínio. Já trabalho com isso há alguns anos. quando nos empresário desenvolvemos uma reciclagem e um produto com esses materiais as industria de embalagem muda sua composição. Então porque não fazem o reverso. Primeiro resolva o problema da reciclagem. Depois coloca suas embalagem no mercado. Muito bom agora. Coloco um produto no mercado a partir de embalagens metalizada ela se degrada com agentes degradantes. Se não sabem o que fazer com as embalagens metalizada mande para mim. Vou adorar

  7. otair Says:

    Caso alguém queira informações a esse respeito ou qualquer outra informação sobre materiais de difícil reciclagem entre em contato. otairmoya [arroba] hotmail [ponto] com
    Cel. 19 8877 7202

1 Trackbacks For This Post

  1. Terracycle no Brasil « Embalagem Sustentavel fala:

    [...] uma forma de reaproveitar embalagens metaliadas que ainda não são [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também