Craft Design

Postado em 04 março 2009 por Elisa Quartim

Dia 2 de março fui na palestra “Produtos com design e inovação socioambiental”. A palestra foi focada mais para os lojistas. Foi falado um poco sobre sustentabilidade, como valorizar o produto destacando o fato de ele ter design e por ser socioambiental.

Para exemplificar foram convidados para falar:

Christian Ullman -Designer e consultor de empresas e instituições do governo.

Claudia Valéria de Oliveira -responsável pelo projeto Bixiga Brasil e integrante da ONG Novo Olhar

Lars Diederichsen – designer trabalha como consultor para várias instituições como o PNUD, Sebrae, Senac, Senai, Fundação Cultural do Tocantins, Instituto Meio entre outras. Trabalha com comunidades artesanais no Brasil desde 1996.

Ivo Pons- Mestre em Design Industrial da Universidade Mackenzie, designer de produto e criador do projeto Design Possível

Isabela Castello – Designer e sócia da Eco.Lógica Design.

haruetorres1

haruetorres2

Já no meio dos expositores, muitos já com consciência ambiental e social, entrei o trabalho de Harue Torres.
Ela faz um trabalho muito bom com embalagens em lata.  Imagens como galinha e flores ficam lindas e delicadas com latas recortadas e que seriam jogadas fora.

Quanto mais formas de evitar que tudo vá para o lixo melhor.

Sustentabilidae também é prolongar o cliclo de vido do produto.

http://www.craftdesign.com.br/

5 Comente este post

  1. rominalindemann1 Says:

    elisa!!! quando tiver alguma coisa interessante de palestras e tal .. me avisa!!!

  2. Silvia Says:

    Oi, Elisa, adorei o blog, fiquei encantada com a quantidade e a qualidade de soluções. um abraço, Silvia

  3. Adelle Prata Says:

    A iniciativa é muito boa mas, por que os produtos feitos com materiais reciclaveis, tem sempre que ficar parecendo com os “infeites” da casa da vovó?
    Coisas que nos, como designers, se os fizessem com materiais “não-reciclados” achariamos simplesmente HORRIVÉIS, BREGAS E ULTRAPASSADOS.

    Viva aos produtos feitos com materiais reciclaveis !!!!! (contanto que tenham “cara” de produtos feitos por designeres e não pela “vovó”.

  4. alencardiamante Says:

    Sou pedagôgo e faço design sustentável com latas de alumínio a quase 4 anos e de um tempo pra cá também comecei com garrafas pet e caixa tetrapak.Produtos reciclados e transformados em novos produtos(esse é o objetivo do design de produto sustentável)deve ser estudado e projetado pra não cair na margem do lixo enfeitado.Passei 6 meses estudando e pesquizando pra poder criar minha primeira peça.Descobri inúmeras possibilidades de criação(sou autodidata).Não se cria nada só usando cola,tesoura e alicate,é preciso amar o belo e aproveitar as críticas pra aperfeiçoar seu trabalho!(alencardiamante [arroba] yahoo [ponto] com [ponto] br)

  5. Alison Says:

    Gosto muito da idéia de reciclagem e estou estudando para poder fazer algumas peças p decoração, acredito que apartir do conceito podemos criar peças de bom gosto e criar tbm um estílo próprio. “Gosto tbm das peças com cara de criadas pela vovó”, rsrs, sou pedagoga, gosto muito de pesquisar, criar e levar novidades p sala de aula, acho essa idéia de trabalhar com latinha maravilhosa! Os alunos, sejam crianças ou adolescentes adoram essa idéia de reciclagem e de sair da rotina, levem para sala de aula, professores!

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também