Natal Sustentável

Postado em 23 dezembro 2008 por Elisa Quartim

O Natal, nos últimos anos acabou se transformando no dia mundial do consumo e desperdício. Muitos esqueceram os reais valores do Natal. Data para comemorar o nascimento de Jesus reunindo a família em sua homenagem. Trocas de presentes deveriam ser apenas símbolos dessa união e integração das pessoas, mas acabou se transformando no principal do Natal.

Por isso, que tal retomar os valores do natal, resgatando esse valores de fraternidade e amor, e agora de uma forma mais sustentável.

Algumas dicas para um Natal mais sustentável:

COMPRANDO PRESENTES

* Analise as suas compras. Assim você evita desperdício.
* Faça uma lista antes de sair de casa. Coloque os nomes de quem você vai presentear e, ao lado, o tipo de presente que a pessoa gostaria de ganhar. Depois, analise cada opção e escolha o que for ambientalmente correto.
* Para selecionar um presente ambientalmente amigável, verifique a matéria prima usada para produzi-lo. O produto não deve conter substância perigosa para a saúde, ou componentes retirados de espécies ameaçadas, como mogno.
* Outro ponto é o método da produção. Só aceite produtos cuja elaboração não usou de crueldade para com animais. Também pense nas pessoas. Não compre, se a fabricação do objeto abusou da mão de obra infantil ou feriu os direitos trabalhistas.
* Dê preferência a produtos artesanais.
* Avalie quem está vendendo. Adquirindo produtos de uma entidade ecológica, por exemplo, você beneficia projetos ambientais por ela desenvolvidos.
* Agora, analise como o presente será usado. Por exemplo, criança gosta de brinquedo. Escolha um que não precisa de pilhas. Assim você incentiva a criatividade e a coordenação motora. E pilha polui o ambiente, durante e depois da fabricação.
* Eletrodomésticos devem ter um selo informando o consumo de eletricidade. Se esta for sua opção de presente, aproveite para comprar um produto que gasta menos energia. É bom para o bolso de quem ganha e para o ambiente.
* Embalagem é bonita, mas pode gerar montanhas de lixo, na forma de papel de presente e fitas. Se o pacote não puder ser reutilizado, esqueça. É dinheiro que vira poluição.
* Faça embalagens com material reciclado. Pode ser com embalagens usadas, ou restos de outros presentes que ganhou.

Flávio Marconato, da loja Secreta Saudade, ensina a fazer embrulhos criativos para os seus presentes de Natal

http://revistacasaejardim.globo.com/Casaejardim/0,25928,EJE1693341-4245,00.html

FAÇA PRESENTES

* Você não precisa comprar. Pode fabricar seus presentes. Que tal preparar uma receita culinária por exemplo reaproveitando folhas e talos de hortaliças num exclusivo suflê para a ceia dos amigos? Biscoitos e docinhos também fazem o maior sucesso.
* Suas plantas se reproduziram muito na primavera? Faça novos vasos bem caprichado para presentear os amigos. Custa pouco além de ser presente simpático e duradouro.
* Outra boa ideia é inventar seu próprio cartão. Por que não fazer uma colagem com folhas secas? O charme fica ainda maior se a base for papel reciclado.
* E como a natureza é a forma mais barata e sincera de presentear, olhe à sua volta. Que tal usar flores e folhas secas para compor um belo quadro? Com uma moldura simples, você terá um presente bem seu.

ÁRVORE DE NATAL

* Não sacrifique um pinheiro vivo para enfeitar seu lar. Escolha árvore com raiz, se puder replantar depois.
* Outra ideia é colocar enfeites natalinos nas plantas de sua casa. Pode ficar lindo!
* Também dá para usar bolas e fitas coloridas, num arranjo que aproveite galhos já caídos, para compor uma árvore estilizada decorando sua sala.
* Use sua criatividade e crie enfeites com embalagens usadas. Vejam os exemplos abaixo:
natal-reciclado2

Decoração de Natal em Campos de Jordão com garrafa PET. Dentro tem lâmpadas que iluminam à noite.

natal-reciclado3

Árvore de Natal feita com latas de alumínio pintadas – exposta no Natal do Banco Real, Av Paulista – SP

Fonte: http://www.flickr.com/groups/reciclarte/discuss/72157603495222765/

CEIA ECOLÓGICA

* Evite os enlatados e alimentos com embalagem demais. Prefira os produtos a granel, que são mais frescos e mais baratos.
* Não se esqueça de levar sua sacola quando for às compras, para evitar aquele monte de plástico que as lojas oferecem para guardar suas compras.
* Se o produto industrializado é essencial para a ceia, não arrisque a saúde dos que participarem dela. Ao comprar, verifique o prazo de validade do produto. E só adquira, se estiver exposto em local adequado para a sua conservação.
* Escolha frutas e verduras da região, pois quanto mais longe, mais emissão de CO2 ocorreu no caminho. Evite os importados.
* Diminua ou evite o consumo de carnes, pois a produção de carnes é um dos maiores motivos  do desmatamento das florestas. Crie uma nova tradição servindo alimentos saudáveis.
* Não use copos ou talheres descartáveis em sua festa. Também recuse toalhas e guardanapos descartáveis. Podem parecer práticos, mas poluem o meio ambiente.
* Dica final: papel toalha e guardanapos fazem parte daqueles papeis que, na fabricação, foram alvejados com cloro. Cloro libera dioxina na atmosfera, que é um gás cancerígeno. Recupere os hábitos que serviram a seus pais e avós. Use guardanapos e toalhas de pano. Além de tudo, são mais chiques!

OS 3 Rs NO NATAL

* Ao ganhar um presente, não rasgue o pacote. Abra cuidadosamente e separe a embalagem. Procure reutilizá-la. Por exemplo, um belo papel pode servir para encapar um livro. Uma caixa pode ser usada para guardar objetos.
* Se não der para reutilizar a embalagem do presente que ganhou, faça a separação. Num monte, junte os papéis. Em outro, coloque os plásticos. Num terceiro, deixe o que for vidro e o que for metal. Depois, encaminhe estes materiais para quem recicla. E lembre-se que aqueles saquinhos metalizados  não são recicláveis.
* Mas o melhor mesmo, é evitar desperdício. Recuse embalagem que não seja reutilizável, na hora de comprar o presente. E aproveite para, antes da festa, discutir e divulgar esta idéia com quem for participar. Afinal, não desperdiçar pode ser o maior presente de Natal para o meio ambiente.

(fonte dicas: RedeAIPA)

16 Comente este post

  1. simoni Says:

    nossa ke legal!!!! adorei a criatividade da reciclagem parabéns

  2. sofia Says:

    como fazer este enfeite de garrafas pet (enfeite vermelho)

  3. embalagemsustentavel Says:

    Oi Sofia, não fui eu que fiz o enfeite, mas suponho que é só cortar uma garrafa no meio e pintar de vermelho. O importante é usar a criatividade e reaproveitar os materiais para um natal mais sustentável.

  4. Andre Says:

    Gostei mto da ideia, desdo começo do ano estou guardando garrafas pet devo ter umas 3 mil garrafas, qro confeccionar uma arvore, bonecos de neve, velas ecologicamente corretas cm garrafas, será se alguem poderia me ajudar mandando para o meu e-mail como se faz? Aguardo resposta

  5. maria isabel Says:

    quero saber como montar o enfeite com garrafa

  6. maria do socorro pires Says:

    Gostária de saber como fazer passo a passo a arvore de natal feita com latas

  7. Rosimeire França Says:

    Preciso ter mais informações sobre o que poderei reciclar para fazer uma Bela Árvore de Natal para o meu Bairro.

  8. GLAUCYRA LEMOS Says:

    gostaria de saber como faço a arvore de natal com latas de cervejas. obrigado Glaucyra lemos.

  9. ELAINE SILVA PINHEIRO Says:

    POR GENTILESA MANDE RESPOSTA POR EMAIL AGRADECIDA

    OLA !PESQUISANDO NA INTERNET ENCONTERI ESTE SITI E AMEI A DECORASAO COM RECICLAGENS E CGOSTARIA DE SALIENTAR QUE MINHA MAE É CARADORA E SOU EU QUEM VAI VENDER TODO O MATERIA RECICLADO SE AO FOR ABUSO DA MINHA PARTE GOSTARIA DE PEDIR QUE EM ENVIA -SE ALGUSN VIDEOS OU FOTOS ESPLICANDO COMO EU POSSO FAZER E QUEM SABE ATE GANHAR DINHEIRO MA PRINCIPIO A MINHA IDEIA E DER UMA LINDA ARVORE DE NATAL ONDE EU POSSA ESTE COM MEUS FILHOS PRIMIMOS E EVIZINHOS CRIANDO E DECORANDO UMA LINDA ARVORE DE NATAL É UMA DATA MUITO ESPECIAL PRA MIM POS QUANDO ERA CRIANÇAA NAO PODIA E NUNCA ENFEITEI UMA AGORA JA ADULTA É´PARA MIM MUITO ESPECIAL GOSTARIA QUE ESPLICASEM PARA MIM COMO FAZER O ARANJO DA PRIMEIRA FOTO AGRADEÇO MUITO DO FUNDO DO MEU CORASAO E SEI QUE FICARA LINDA MINHA ARVORE COM ESTE ARANJO

    BEIJOS E ABRAÇO ELAINE

  10. cida Says:

    Gostei muito da criatividade utilizada gostaria de receber modelo de vela, guirlanda, boneco de neve e anjos de garrafa pet para enfeites natalinos.

  11. Lucimeri Says:

    Gostaria de receber noticias de sustentabilidade. Quero me informar mais sobre esse assunto

  12. embalagemsustentavel Says:

    Assim que tivermos alguma novidade entraremos em contato. Enquanto isso o nosso blog estará sempre se atualizando.

  13. Lilian Says:

    Olá! Tava procurando umas idéias de decoração pro natal e achei esse post… Onde eu, toda a decoração da cidade é feita com garrafas peti. Fica lindo mesmo! É em Gramado/RS. Acho muito bom que mais lugares e mais pessoas sem preocupem com o meio hambiente! Parabéns pelo post!

  14. marta da Silva Says:

    Por favor gostaria se possivel que me enviasse informações de como montar o arranjo de natal de garrafa Pet, e tbm de lata.Os materiais que usarei e o passo a passo.Pode me fornecer algum contato para estes esclarecimentos?? Ficarei grata

  15. Elisa Quartim Says:

    Quem puder ajudar a Marta, deixe um comentário aqui.

  16. oziene Says:

    Gostaria de saber os passos, para eu montar essa árvore na escola que eu trabalho. Amei!

3 Trackbacks For This Post

  1. Natal Sustentável – Embalagem para presente1 « Embalagem Sustentavel fala:

    [...] passado coloquei em prática alguns conceitos de Natal sustentável (veja aqui) e como falta pouco tempo para nos preparar para o Natal vou dividir um pouco com vocês mais [...]

  2. NAVEgate » DESEJOS SUSTENTÁVEIS PARA O NATAL 2010! fala:

    [...] http://scienceblogs.com.br/rastrodecarbono/2008/12/natal-consciente-natal-sustentavel.php http://embalagemsustentavel.com.br/2008/12/23/natal-sustentavel/ [...]

  3. Tweets that mention Natal Sustentável | Embalagem Sustentável -- Topsy.com fala:

    [...] This post was mentioned on Twitter by BagNews Indaiatuba, BagNews Indaiatuba. BagNews Indaiatuba said: #NatalSustentavel Retomando os valores do natal, mas agora de uma forma mais sustetável http://goo.gl/zvzCn [...]

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também