Embalagem Sustentável – Tendência geral ou apenas para poucos.

Postado em 14 agosto 2008 por Elisa Quartim

A embalagem sustentável cada vez mais está sendo discutido em todas as áreas. Porém a sustentabilidade serve para todos os produtos? Ou serve apenas para os produtos ecológicos e orgânicos cujos preços são mais elevados?

A embalagem focada na sustentabilidade não necessariamente tem que usar materiais mais caros e novos. Muita coisa pode ser feita com os materiais de fácil acesso na indústria de embalagens.

Com uma boa Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) da embalagem, podemos chegar a conclusão que apenas mudando o tipo de material ou o volume da embalagem, já estará sendo sustentável. Benefício para a empresa que economiza em matéria prima e para o mundo.


Cada caso é um caso. Por exemplo, recentemente a Natura, empresa preocupada que seus produtos sejam sustentáveis, recentemente mudou o seu catálogo para o papel couché. Eles fizeram a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) da embalagem e chegaram a conclusão que com o papel couché com uma gramatura menor levará à uma redução de 32% por ano do impacto ambiental.

Mesma coisa aconteceu com o capacete para ciclistas Trax da Halfords. Eles precisavam de uma embalagem para exposição e transporte. Eles chegaram à uma embalagem de formato uniforme que resolvesse problemas de empilhamento, estocagem e distribuição. Fabricaram uma caixa leve, porém rígida. O formato rígido e uniforme facilitou a distribuição e estocagem do produto cuja embalagem agora é 20% mais compacta que a anterior. O papel pode ser biodegradável, mas apenas pela facilidade de transporte já economizaram na emissão de gás carbônico.

A embalagem sustenável é uma necessidade e já existe um grupo que procura esse tipo de produto. Mas será justo aumentar o preço para o consumidor final apenas por ter mudado de categoria de produto e ter sido elaborado de forma diferente?

Sustentabilidade é economia dos recursos naturais da natureza e economia para a empresa. Por isso se hoje as pessoas vêem apenas como um modo de explorar um nicho de mercado, no futuro bem próximo vai se tornar obrigação. Quem não começar a reavaliar suas embalagens pode ficar para trás.

www.acv.ibict.br
www.natura.net
www.halfords.com

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também