Certificações

Postado em 14 agosto 2008 por Elisa Quartim

Com novas tecnologias, novos materiais e novos estudos, como mostrar, para o consumidor que aquela embalagem afeta menos o meio ambiente? Como ajudar o consumidor a fazer uma escolha mais consciente?

Uma forma são os selos de certificação. Para se obter um selo com certificação em sua embalagem, o produto é avaliado de forma criteriosa, analisado vários aspectos.

A certificação de produtos ou serviços é, por definição, um conjunto de atividades realizadas por uma organização de terceira parte (organização independente) para atestar e declarar que um produto ou serviço está em conformidade com os requisitos técnicos previamente especificados.

Ainda não existe um selo que englobe a embalagem sustentável de uma forma geral, mas já existem selos para grupos específicos de empresas associadas ou de matérias prima similares.

Alguns desses selos são:

ISO 14001
Especifica os elementos de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e oferece ajuda prática para a sua implementação ou aprimoramento.

FSC Brasil – Conselho Brasileiro de Manejo Florestal
Papéis com certificação FSC, garante que os produtos florestais são originários de florestas manejadas de uma maneira ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável.
www.fsc.org.br/

RES Brasil
A RES Brasil é uma empresa genuinamente brasileira e foi criada para atuar licenciando empresas brasileiras e sul americanas para o uso de materiais e tecnologias na fabricação de embalagens plásticas com características de degradabilidade total, oxi-biodegradabilidade, biodegradabilidade, compostabilidade e /ou hidrossolubilidade. Pioneira na América Latina e maior empresa da América do Sul em seu segmento, a RES Brasil trabalha para proporcionar a opção, tanto para a indústria, quanto para clientes finais e cidadãos, da escolha por embalagens plásticas de degradação mais rápida e segura.Esta rede mundial permite que embalagens com este conceito produzidas no Brasil sejam oferecidas e vendidas no mundo todo.
www.resbrasil.com.br/

IBD – Associação de Certificação Instituto Biodinâmico
Entidade brasileira sem fins lucrativos, que desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos e biodinâmicos. Atua há vinte anos na pesquisa e desenvolvimento da agricultura orgânica e biodinâmica.
www.ibd.com.br

AAO – Associação de Agricultura Orgânica
A Associação de Agricultura Orgânica é uma organização não – governamental, sem fins lucrativos, fundada em maio de 1989 por um grupo de engenheiros agrônomos, produtores, jornalistas e pesquisadores que já praticavam a agricultura orgânica e acreditavam na sua viabilidade sócio-econômica e ambiental. Mais do que difundir práticas e técnicas, a AAO defende o direito das pessoas a uma alimentação sadia e equilibrada que preserva o homem e o meio ambiente.
www.aao.org.br

ECOCERT
Certificação para produção orgânica. A ECOCERT BRASIL realiza a certificação voltada para o mercado interno, atuando também como agente de certificação da ECOCERT SA e para isso conta com uma equipe especializada de profissionais: agrônomos, engenheiros de alimentos, economistas, técnicos agrícolas e outros.

www.ecocert.com.br/

O selo e-fabrics do Instituto-e é uma associação privada sem fins lucrativos, criada com o objetivo de promover o Brasil como o “país do desenvolvimento sustentável”. Presidida por Oskar Metsavaht, a associação desenvolve trabalhos sociais, ambientais, culturais e econômicos que atuam nas esferas de educação, mobilização social e distribuição de poder.

4 Comente este post

  1. antonio lins Says:

    acabo de participar de uma feira,no colegio são luis na capital de são paulo, sobre certificação de madeiras e outras.
    onde tomei conhecimento do conceito de certificação para produção de madeira.

    mais algo vem me deixando,cada vez mais curioso.
    ex:como estas mensagens chegam,para toda cadeia envolvida.
    como,o pessoal da rua do gasometro,vem recebendo tais imformações.
    ex;os vendedores de madeira,estão preparados para divulgar e imformar de forma correta,as vantagens advindas de uma madeira,certificada,

    é possivel uma empresa certificadora,criar um curso para este pessoal,digo vendedores

  2. embalagemsustentavel Says:

    Quando a certificação é no papel da embalagem, fica mais fácil de divulgar pois é só colocar o símbolo, mas para móveis realmente cabe a cada um do setores envolvidos divulgar e informar a certificação.
    Poucos vendedores de madeira e de objetos feitos com madeira estão preparados para isso. Por isso cabe a cada um cada vez mais exigir algum tipo de comprovação que aquele produto que estou comprando foi produzido de forma ambientalmente e socialmente corretas.

    A empresa certificadora apenas certifica, mas existem outras empresas que orientam como.

  3. Lucilene Says:

    Já existe uma certificação para embalagens plásticas “verdes” ou sustentáveis?

  4. Elisa Quartim Says:

    Não no Brasil. Temos certificações específicas sobre a origem de alguns matérias como o papel (selo FSC). Mas uma geral ainda não.

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também