Natura Ekos com PET reciclado

Postado em 11 agosto 2008 por Elisa Quartim

Sustentabilidade começa pela empresa, e a Natura é uma dessas empresas que já está trabalhando para a sustentabilidade com produtos já no mercado.

Um exemplo é o óleo trifásico da Natura Ekos. A embalagem ganhou em 2007 prêmio de melhor embalagem na categoria de voto popular. Os frascos são feitos 30% de PET reciclado, atendendo ao conceito dos 3Rs – redução, reutilização e reciclagem – que norteia o desenvolvimento de embalagens da empresa.

O material das novas embalagens de óleos trifásicos é produzido a partir de garrafas de PET já usadas, fios, fitas e outros produtos plásticos cujo destino é o lixo. Para reciclar o PET, a empresa utiliza uma tecnologia alemã chamada “Stehning Bottle to Bottle Process”, testada e aprovada por órgãos internacionais como o Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e o Instituto Fraunhofer, da Alemanha. Para garantir a segurança do uso do PET reciclado no envase e armazenamento de produtos cosméticos, foram realizados vários testes de citotoxicidade, microbiologia do produto, microbiologia da embalagem, envase e transporte. Além disso, cada lote de PET reciclado que o fornecedor encaminha é primeiramente validado pelas universidades Estadual de Campinas e Federal da Bahia, responsáveis por certificar a origem da matéria-prima e autorizar o uso. As garrafas utilizadas pelo fornecedor provém de uma cooperativa de catadores. A redução do impacto ambiental está estimada em 15%.

No contra-rótulo agora vem informado a porcentagem de material reciclado e reciclável. O Objetivo deles é cada vez aumentar mais esses números nas outras embalagens da empresa. E informar para o consumidor.
Também são vendidos em forma de refis, que além da diminuição do impacto ambiental, aumentam a competitividade oferecendo economia e aproveitamento de embalagens.

Com esta linha a Natura busca aumentar a consciência da riqueza de nosso patrimônio ambiental e obter ingredientes naturais de maneira sustentável de modo a preservar este patrimônio para as gerações futuras e estimular o desenvolvimento e a qualidade de vida nas comunidades que cultivam ou extraem estes ingredientes.

www.natura.com.br

Deixe uma resposta

Advertise Here

Assine

Insira seu endereço de email nos campos abaixo:
Newsletter Embalagem Sustentável

 
Receba atualizações do site via FeedBurner

Grupo EmbalagemSustentavel
Nossa lista de discussão no Yahoo!
* Embalagem Sustentável é contra spam

Veja também